Categories: Arquivo

Prestadores de serviços da Prefeitura terão que ter cotas para contratar jovens

O projeto foi elaborado pela Prefeitura da Serra. Foto: Jansen Lube

Uma lei aprovada na Serra deve ampliar o número de vagas para jovens e adolescentes da cidade. Esta é a expectativa da Prefeitura da Serra, que elaborou o projeto que determina a contratação deste público pelas empresas que possuem contrato com administração municipal e fornecem serviços ou obras no município.

Por meio do Programa de Aprendizagem, baseado em uma lei federal, todas as empresas contratadas ou das entidades conveniadas à prefeitura devem reservar de 5 a 15% de suas vagas para adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos. Eles serão inseridos em área de aprendizagem na execução de serviços ou obras públicas. O prefeito Audifax Barcelos já publicou o decreto nº 3272, sancionando a Lei nº 4.828, que trata da obrigatoriedade da contratação.

De acordo com a assessoria de comunicação do município, a contratação vai acontecer por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), da seguinte forma: as empresas vão informar as oportunidades disponíveis, que serão divulgadas pelo Sine ao público-alvo. A partir de então, a Seter vai selecionar adolescentes e jovens cadastrados no Sine e os encaminhará às empresas, para que sejam contratados na condição de aprendizes.

As oportunidades são para jovens e adolescentes cujas famílias sejam beneficiárias de programa de transferência de renda, egressos do trabalho infantil, com deficiência, matriculados na rede pública de ensino, entre outros. A prefeitura ainda informou que atualmente já existe um grande cadastro de adolescentes e jovens que estão atrás de uma oportunidade de trabalho.

O prefeito Audifax disse através da assessoria de comunicação, que essa é mais uma oportunidade para os jovens. “A iniciativa é mais uma oportunidade de inserir os jovens no mercado de trabalho”, destacou Audifax.

O prefeito Audifax disse através da assessoria de comunicação, que essa é mais uma oportunidade para os jovens. Foto: Gabriel Almeida

Empresa que descumprir medida poderá ter contrato suspenso

As empresas são obrigadas a contratar pessoas que morem no município e também a oferecer não só aprendizagem prática, como também a teórica. O contrato do programa de aprendizagem tem duração de dois anos. A Prefeitura da Serra disse que as empresas que descumprirem a determinação podem sofrer rescisão ou suspensão do contrato e multa.

Os contratos com as empresas serão adaptados pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead) para atender à lei.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás