Política

Presidente da Câmara critica Audifax e quer mais poder para alterar Plano Diretor

O vereador Rodrigo Caldeira está em seu segundo mandato consecutivo na presidência da Câmara. Foto: Gabriel Almeida

O presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira (PRTB) quer que o legislativo municipal tenha mais poder de interferir junto a Prefeitura da Serra no quesito de uso e ocupação do solo. Na prática, Caldeira quer derrubar um decreto assinado pelo ex-prefeito Audifax Barcelos (Rede) do qual flexibilizava algumas mudanças de zoneamento sem passar na Casa de Leis.

O Projeto de Decreto Legislativo de Caldeira quer sustar os efeitos do Decreto 4885 de 29 de maio de 2020, que determina o encaminhamento à Comissão Municipal de Avaliação de Impacto de Vizinhança (CMAIV) nos casos em que a Secretaria Municipal indicar a descaracterização de zona de proteção ambiental e a aplicação do artigo 97 da Lei Municipal n3.320/2012.

Em sua justificativa, Rodrigo, disse que “o anterior chefe do Executivo publicou no dia 29 de maio de 2020 uma clara tentativa de burlar a competência deste Legislativo para alterar aspectos do Plano Diretor Municipal, haja vista que, nos termos do artigo 97 da lei 3820, compete a Secretaria de Meio Ambiente somente analisar a possibilidade de sua ocupação em consonância com a legislação”.

Objetivamente para qualquer mudança simples de zoneamento e de ocupação de solo na Serra será necessário passar obrigatoriamente pela Câmara, o que pode gerar mais burocracia e mais demora em pequenas mudanças necessárias

O vereador que está em seu segundo mandato consecutivo na presidência da Câmara, disse que não compete a Secretaria encaminhar esta decisão à Comissão de Avaliação de Impacto Municipal para ajuste de zoneamento. “Mas analisar, emitir parecer técnico e, se for o caso, propor Projeto de Lei para eventual necessidade de ajuste da Legislação”.

Rodrigo, considera o decreto do ex-prefeito Audifax Barcelos (Rede) incoerente, inconstitucional e especialmente ilegal. “Haja vista que afronta de forma veemente a Constituição Federal”.

O projeto está no expediente do dia de hoje (8) da Casa e apto a ser votado nas próximas sessões.

O TEMPO NOVO procurou o ex-prefeito Audifax Barcelos para falar sobre o assunto e assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.

Confira o projeto:

65803-PDL12021-202102081531331319
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

19 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

20 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás