Notícias

Prepare o bolso: Cesan anuncia aumento e conta de água fica mais cara na Serra

Cesan vai reajustar conta de água em 13% a partir de agosto. Crédito: Divulgação

Se não bastassem a ininterrupta disparada de preços de alimentos, combustíveis e outros produtos utilizados pelos brasileiros, os moradores da Serra – assim como de todos os demais 45 municípios atendidos pela Cesan – terão que se preparar para um novo reajuste nas contas de água e esgoto. O aumento de 13,09% foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e começa a valer no dia 1º de agosto.

A resolução com os novos valores foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (30). No entanto, o reajuste já era esperado e foi anunciado pelo Jornal TEMPO NOVO ainda no dia 9 de junho, quando a ARSP propôs o aumento.

A agência reguladora afirma que o reajuste levou em consideração a escalada na inflação no país, que ficou em 11% no período analisado. Além disso, contou o aumento da tarifa de energia elétrica (33% de crescimento), que é muito utilizada no funcionamento do sistema de saneamento.

O documento ressalta: “o resultado da cesta de índices – aumento de 13,84% nos custos – reflete a alta inflação observada no país, justificada, em resumo, em razão das pressões sobre os preços de commodities e nas cadeias produtivas globais decorrentes da pandemia, e agravada pela invasão russa na Ucrânia, e da crise hídrica que levou à aplicação da bandeira de escassez hídrica”.

A tarifa cobrada pela Cesan já sofreu reajuste no ano passado, no mês de outubro. Na época, o aumento foi de 9% e também houve uma alteração na metodologia do cálculo. A fatura emitida mensalmente deixou de ser vinculada a um consumo mínimo de 10m³ (que equivale a 10 mil litros ou 20 caixas d’água de tamanho padrão), passando a valer uma cobrança da seguinte forma: o valor da tarifa passou a ser estabelecido em duas partes, sendo uma parcela fixa e outra variável de acordo com o consumo.

Na época, a ARSP já havia anunciado que a análise feita na ocasião apontava uma necessidade de um aumento ainda maior, tendo em vista que era a primeira revisão dos serviços. No entanto, por conta da pandemia da Covid-19 – que provocou uma crise sem precedentes no século 21 – o restante do aumento na tarifa seria diluído nos próximos anos até 2025, no mesmo período do Reajuste Tarifário Anual.

Neste índice do novo reajuste, que começa no dia 1° de agosto, estão incluídos o parcelamento dos efeitos da revisão tarifária em 0,88%, que serão aplicados de 2022 a 2025, bem como os resultados da aplicação do índice de produtividade (fator X) para introduzir incentivos à eficiência, e um índice de qualidade (fator Q), com o objetivo de incorporar incentivos à melhora da qualidade do serviço.

Reajuste ocorre em meio à problemas no abastecimento e tratamento de esgoto

Na Serra, o serviço de abastecimento de água é duramente criticado pelos moradores da cidade. Isso porque, quase que mensalmente, as residências sofrem com falta de água e/ou envido do líquido com colorações escuras.

Além disso, a cidade também enfrenta questões ligadas ao lançamento de esgoto in natura, ou seja, sem tratamento, nos mananciais e praias do município. Vale ressaltar que a coleta, tratamento e destinação são de responsabilidade da Ambiental Serra, que, desde janeiro de 2015, possui Parceria Público Privada (PPP) com a Cesan.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

9 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

11 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

16 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

18 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

19 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

20 horas atrás