Categories: Saúde

Prefeitura tenta conter aumento nos casos de dengue na Serra

Agentes mostram armadilha utilizada para combater o mosquito. Foto: Gabriel Almeida

Com quase 16 mil casos e sete mortes por dengue, a Serra continua enfrentando um crescimento nos registros da doença este ano. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) mostram que, em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento nos casos é de mais de 2.100%. A Sesa afirma que está lutando no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.

Este ano são 15.958 casos, enquanto no ano passado eram 719 confirmações. Zika e chikungunya não tiveram nenhuma morte registrada, sendo confirmados, respectivamente, 116 e 61 casos na cidade em 2019.

Sobre o aumento nos casos, a prefeitura disse que a Sesa intensificou suas ações em várias frentes, desde campanhas educativas para conscientização da população até medidas diretas contra o mosquito como: telagem de caixas d’água, bloqueio nos pontos críticos, colocação de larvicida, visita às residências e também a locais estratégicos (borracharias, ferros-velhos, floriculturas).

Ainda segundo a prefeitura, a Serra é a cidade que mais possui armadilhas para o mosquito no Estado e faz o monitoramento de mais de 1.100 equipamentos semanalmente. Essas armadilhas servem para o município saber onde se encontra os maiores focos d mosquito transmissor e dessa forma pode intensificar ações naquele local.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

16 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

16 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

17 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

18 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

19 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

20 horas atrás