Categories: Meio Ambiente

Prefeitura quer reduzir tempo para dar licença ambiental

Dragagem do rio Jacaraípe: município prepara redução de exigências para agilizar licenças. No detalhe, o secretário de Meio Ambiente da Serra, Marcos Franco. Foto: Bruno Lyra / Jansen Lube

Bruno Lyra

Diminuir pela metade o tempo gasto nos processos de licenciamento ambiental. É o que espera a Prefeitura da Serra ao acatar pedido da Federação das Indústrias do ES (Findes) para reduzir as exigências ambientais no município.

Segundo o secretário de Meio Ambiente da cidade, Marcos Franco, a expectativa é de que uma licença simplificada que hoje dura em média seis meses para ser emitida, caia para três ou até dois. Isso se a documentação exigida do empreendedor estiver toda certa e for entregue nos prazos combinados.

Outra mudança pedida pela Findes, que era a unificação das Licenças Prévia (LP) de Instalação (LI) e de Operação (LO), não foi aceita na íntegra. “É raro o município licenciar empreendimentos de grande porte. Mas, se acontecer, o procedimento da LP, LI e LO está mantido. O que deve mudar é para empreendimentos de médio complexidade, como uma distribuidora, um loteamento ou um prédio, por exemplo. Nesse caso haverá Licença Prévia de Instalação (LPI) e Licença de Instalação e Operação (LIO)”, detalha.

O secretário disse que fica mantida a emissão das licenças simplificadas, e que as mudanças nas licenças mais complexas vão liberar os técnicos para agilizar licenciamentos de pequenos negócios, que hoje demandam cerca de 60% da estrutura da secretaria.  

Outra mudança pedida pela Findes era esticar de 4 para 10 anos a validade das licenças. “A lei federal nos faculta isso. Iremos estender o prazo para empresas que entregam a documentação adequada e não cometem infrações e crimes ambientais. Para os que não andam na linha, o prazo continuará de quatro anos”, explica.

Para valer as medidas precisam virar um projeto de lei e serem aprovadas pelos vereadores. A previsão do município é entregar o projeto a Câmara até o final do ano.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

2 horas atrás

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um…

4 horas atrás

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

21 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

22 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

23 horas atrás