Categories: Meio Ambiente

Prefeitura quer que Cesan suspenda abastecimento se óleo entrar em rio

A Foz do rio Reis Magos, em Nova Almeida, é local por onde o mar entra e sobe mais de 10km até a captação de água da Cesan em Putiri, zona rural. Foto: Bruno Lyra

Se o óleo que chegou às praias da Serra no dia 15 atingir a foz do rio Reis Magos, o fornecimento de água pode ser suspenso em parte da cidade. É que a Prefeitura da Serra oficiou a Cesan solicitando paralisação imediata do abastecimento e acionamento de plano de contingência para moradores não ficarem sem água. A medida é para evitar risco de contaminação.

Tudo porque o sistema Reis Magos, inaugurado pela Cesan em 2017, sofre influência das marés, que sobem o rio a partir de Nova Almeida. Tanto que a empresa admitiu ter mandando água salobra para as regiões da Serra Sede e Civit I – que somam 150 mil moradores atendidos pelo manancial – e prometeu medidas para corrigir o problema.

Segundo a secretária de Meio Ambiente da Serra, Áurea Galvão, o comunicado foi feito antes mesmo de o óleo chegar às praias do norte do Espírito Santo. Até por volta das 16h de ontem (21), as equipes do Meio Ambiente da Prefeitura que estão monitorando o litoral não haviam detectado óleo na foz do Reis Magos.

Além do impacto à vida marinha, aos banhistas e ao abastecimento de parte da cidade, o óleo também é perigo para manguezais e lagoas – como a Juara –, que sofrem a influência do mar. Sobre isso, Áurea disse ter encaminhado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama)um mapa com a localização de cada foz dos rios e córregos que sofrem influência da maré.

“Solicitamos a adoção de medidas, uma vez que é o comando do governo federal, através da Marinha e do Ibama, que tem conduzido ações, sobretudo relacionado ao bloqueio da foz dos rios ou instalação de algum tipo de contenção”, observa Áurea.

Segunda a secretária, por enquanto, o óleo só atingiu trechos das praias de Jacaraípe e Costa Bela, onde foram recolhidos 1,1kg da substância misturada a sedimentos naturais e algas. Há cinco dias, fragmentos do óleo não são vistos nos 23 km de litoral da cidade e, por conta do pequeno volume que chegou,Áurea disse que não houve necessidade de interditar as praias para banho, conforme orientação do governo federal. Mas vale lembrar que o óleo é tóxico.

Procurada, a Cesan não se manifestou sobre o pedido da Prefeitura sobre interrupção da captação, tratamento e distribuição das águas do Reis Magos caso o óleo chegue à foz.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

13 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

17 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

18 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

18 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

18 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

18 horas atrás