Notícias

Prefeitura quer mais turistas nas praias, na lagoa Juara e promete parque no Mestre Álvaro

Rica em praias, lagoas e detentora de uma das mais incríveis montanhas do litoral brasileiro, o Mestre Álvaro, a Serra quer aproveitar melhor esses belezas para atrair mais turistas. Em pareceria com o Sebrae está elaborando planejamento estratégico do turismo para dar mais visibilidade e estruturar as rotas de gastronomia, surf, balneários, aventura e agroturismo, incluindo a criação de Parque para receber vistantes no Mestre Álvaro. É o que revela neste quarto bloco da entrevista concedida ao Tempo Novo no último dia 05, o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Thiago Carreiro. O primeiro, segundo e terceiro blocos da entrevista de Thiago, que também é vice-prefeito, podem ser lidos nos respectivos links.   

Praia de Carapebus, com mar, lagoa e Mestre Álvaro ao fundo: problemas ambientais e sociais são desafios para município aproveitar potencial turístico. Foto: Arquivo TN/Edson Reis

O senhor é de Jacaraípe, que já foi referência nacional de turismo de praia, mas enfrentou declínio com expansão da siderurgia em Tubarão que gerou crescimento desordenado da região. Algum plano do município para a retomada da importância turística do balneário?

É uma das minhas maiores missões e há muita expectativa das pessoas que vivem lá e que acompanham minha trajetória, porque todo mundo sabe do potencial que tem Jacaraípe. É lindo, tem história, a lagoa Juara, das nossas praias, da Curva da Baleia até Costabela, uma natureza muito rica.

É um lugar que também tem muitos empreendedores estruturados, muito bacanas. A gastronomia é forte. A gente tem tudo para dar certo. Tem mercado consumidor, estamos falando de uma região que tem mais de 70 mil moradores. A nossa visão é primeiro melhorar a infraestrutura do bairro. É preciso investimento muito forte em segurança, que já está sendo feito pela Secretaria Municipal de Defesa Social, pelo olhar do prefeito. E a gente estruturar esses polos, o gastronômico e o de esportes de aventura como o surf por exemplo.

Há alguma ação programada para fomentar o crescimento das atividades relacionadas à esses polos?

A gente conseguiu uma parceria com o Sebrae para fazermos um planejamento estratégico do turismo, não só de Jacaraípe, mas da Serra como um todo. A gente vê Carapebus com potencial muito bacana, Manguinhos – que já é muito bem consolidado e que devemos aproveitar como indutor da região –  e Nova Almeida. Então esse planejamento vai atender Jacaraípe mas também outros pontos fortes de turismo na Serra.

Na Serra-sede, o turismo de aventura no Mestre Álvaro. Eu estou muito feliz com esse planejamento estratégico porque a pessoa que vai realizar – a gente vai fazer o lançamento dele ainda – foi selecionada numa parceria do Ministério do Turismo com uma organização internacional ligada à ONU para realizar um mapeamento gastronômico no Brasil. Esse cara é referência nacional, foi secretário de Turismo de Porto Seguro. Ele está vindo para cá no dia 11 (a entrevista foi concedida em 05 de maio) para fazer visita técnica para conhecer os principais pontos, conhecer algumas lideranças.

Praia de Jacaraípe já foi referência do turismo litorâneo e quer recuperar o posto. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo

Quem é a pessoa?

Richard Alves. O planejamento que ele desenvolver será o nosso grande norteador. Ele fará esse planejamento junto com a gente, envolvendo os atores da cidade, o Conselho de Turismo. Como eu falei nosso litoral tem grande potencial e eu tenho uma responsabilidade muito grande com Jacaraípe. Tenho certeza que Jacaraípe forte é a Serra toda forte, pois gera oportunidade para a cidade inteira. No comércio de Jacaraípe trabalha gente de Feu Rosa, de Vila Nova, de Laranjeiras, de Jardim Carapina, de várias comunidades da cidade. Jacaraípe nem é um bairro, é um balneário, um complexo de 19 bairros.

Esse planejamento deve ser entregue quando?

Começa a ser elaborado agora já em maio. É uma parceria do Sebrea. Acredito que seja uma imersão que vai durar de três a quatro meses.

Thiago Carreiro diz que a recuperação do turismo em Jacaraípe é uma de suas principais missões. Foto: Divulgação/PMS/Matheus Rodrigues

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro já é um ponto de turismo de aventura, com pessoas da cidade fazendo guiamentos de grupos vindos não só de outros municípios como até de fora do ES. Porém o local não tem sequer sinalização das trilhas e falta segurança. Há alguma medida específica para melhorar a recepção turística no local?

Tem. Eu tenho experiência no Mestre Álvaro, eu já acampei lá em cima. Sou apaixonado. A gente está fazendo uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente, com o secretário Cláudio Denícoli. Há um projeto em andamento junto com os Guardiões do Mestre (ONG), com as instituições que estão lá, com guias turísticos – tem vindo muita gente de Vitória para fazer esse circuito. A gente vai estruturar as trilhas. O Prefeito também tem um plano de criar um parque, o Portal do Mestre Álvaro, que é para dar uma estrutura, segurança, atenção maior a quem for visitar o local. E a gente vai usar muita tecnologia, georreferenciamento.       

A lagoa Juara em Jacaraípe é uma referência natural e histórica, porém está cada vez mais poluída, inclusive já não pode mais comportar a criação de tilápias, que hoje é trazida de Linhares para ser vendida ali. Como o turismo pode ajudar a reverter essa degradação?

Tem um projeto que nosso prefeito está resgatando, que havia sido elaborado no mandato anterior dele. É um projeto do arquiteto Jaime Lerner. É uma construção para tentar viabilizar o potencial da lagoa. Hoje ela funciona por si só, costuma atrair quase milhares de pessoas num só dia com a comercialização de tilápias. A gente precisa melhorar a infraestrutura do local. E aí a questão de poder voltar a produzir tilápia lá é uma questão ambiental, que avança com a universalização do tratamento (de esgoto). A gente precisa disso, principalmente onde tem os mananciais da cidade. Que seja priorizado muito isso para proteger nossas águas.

Mas para curto prazo a gente quer fazer o Festival Gastronômico da Tilápia no Juara. Para a gente proporcionar mais renda para a comunidade que vive disso ali.

Mesmo com a poluição da lagoa Juara, sua orla segue como referência em lazer a gastronomia da tilápia. Foto: divulgação.

Seria para quando o Festival?

Se for permitido, por conta da pandemia, próximo ao verão.

Apesar de fortemente urbanizada, a Serra também tem agroturismo. O que há para fomento do setor?

O agroturismo será contemplado nesse planejamento estratégico, os empreendedores vão participar da construção do planejamento. E a gente já tem feito conversas com proprietários rurais que recebem turistas. A gente está inclusive trazendo a participação deles para o nosso Conselho do Turismo, porque estava separado turismo e agroturismo. Estamos trabalhando com conjunto com a secretaria de Desenvolvimento Econômico.  Na semana que vem tem uma série de reuniões com todos os atores, guias turísticos, o pessoal do transporte receptivo, empreendedores do agroturismo.

Tem outras coisas que a gente está fazendo – e que estão mais com a captação de recursos – que é a nova loja do agroturismo da Serra, que está para sair e ficará num lugar mais estratégico.

Essa nova loja ficará na Serra Sede?

Isso.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Dia das Mães: quando o trabalho se torna uma rede de apoio

Um dos maiores problemas enfrentados por mulher trabalhadoras quando se tornam mães é a falta de uma rede apoio que…

3 horas atrás

Dia das Mães: nove dicas para compras de última hora

O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12) e pensando naqueles que deixaram o presente para última hora, Tempo…

20 horas atrás

Três são presos com armas e drogas em praça na Serra

Dois homens e uma mulher foram presos na noite da última quinta-feira (9) com armas e drogas. O caso aconteceu…

1 dia atrás

Distribuidora é interditada por venda clandestina de gás e alimentos na Serra

Uma distribuidora de gás de Feu Rosa, Serra, foi interditada por vender produtos impróprios e gás clandestino. A ação faz…

1 dia atrás

Morre aos 51 anos Cristiano Munhão, artista e antigo morador de Laranjeiras

Cristiano Munhão, conhecido por seu trabalho como desenhista profissional, inclusive para a Marvel nos Estados Unidos, faleceu de forma repentina…

2 dias atrás

Aprovado projeto que prevê internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua

Pode virar Lei na Serra a internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua. É que a Câmara Municipal…

2 dias atrás