Categories: Meio Ambiente

Prefeitura não paga conta e Policia Ambiental fica sem luz

A sede da Apa da Lagoa Jacuném é uma das principais obras ambientais dos últimos anos na Serra. Foto: Renato Ribeiro A sede da Apa da Lagoa Jacuném é uma das principais obras ambientais dos últimos anos na Serra. Foto: Renato Ribeiro
A sede da Apa da Lagoa Jacuném é uma das principais obras ambientais dos últimos anos na Serra. Foto: Renato Ribeiro

A onda de corte de energia por falta de pagamento em repartições mantidas pela Prefeitura chegou à Área de Proteção Ambiental (APA) Jacuném no Bairro Barcelona. Além das atividades administrativas e de educação ambiental, a situação atinge em cheio o funcionamento do Destacamento da Polícia Ambiental que funciona no prédio.  

Segundo moradores vizinhos, o corte ocorreu na última semana. A este problema se somam a falta de internet para funcionários e policiais e até falta de capina na área externa da APA.  

“Freqüento o local desde 2015 e sempre foi assim. Um local tão bonito e com uma função tão importante, parece abandonado pelo poder público. Cortaram a energia agora, mas sei que os funcionários têm dificuldades com o acesso à internet desde a inauguração da sede”, denuncia o morador Paulo Alves.

Coordenadora do Movimento Ambiental, Luciana Castorino, teme que esses problemas afetem o trabalho da Polícia Ambiental no município. “Existe um convênio com o Estado para que o Destacamento da Polícia Ambiental funcione dentro da APA Jacunem, e a Prefeitura tem a responsabilidade de oferecer as condições necessárias para esse trabalho”, explica.  

Para o presidente da Associação de Moradores de Barcelona, João Carlos Pereira, a situação preocupa. “Já nos colocamos a disposição para ajudar a APA no que for preciso. O trabalho que a polícia ambiental tem realizado é excepcional, e temo que por falta das condições básicas para prestação de um serviço percamos o destacamento que hoje funciona na APA Jacunem, dentro do nosso bairro”, alerta.

A Prefeitura da Serra, através de sua assessoria de imprensa, informou que não houve interrupção das atividades da APA e que o fornecimento de energia seria normalizado ainda  nesta quinta-feira (01).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Médico é demitido após receitar ibuprofeno de 2 em 2 horas para paciente na Serra

Médico que atuava na UPA da Serra Sede receitou dose excessiva de ibuprofeno para paciente. Crédito: Divulgação Um médico contratado…

10 horas atrás

Mutirão vai ofertar 108 vagas de emprego para jovens na Serra

O mutirão será realizado pelo Sine da Serra para jovens que procuram o primeiro emprego. Crédito: Divulgação O Sine da…

11 horas atrás

Vai encarar? Trilha ao topo do Mestre Álvaro no domingo na Serra

O ponto de encontro dos trilheiros será no sítio Recanto Mestre Álvaro, às 6h40 e de lá o destino é…

11 horas atrás

Serra confirma entrega de uniformes escolares para 70 mil alunos

Alunos da Serra recebendo kits de material escolar em entregas anteriores realizadas pela prefeitura. Crédito: Divulgação | Prefeitura da Serra…

11 horas atrás

Comunicado – 29/04/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 29-04-2025 - 2ª ediçãoBaixar

11 horas atrás

Feriado na Serra tem ingressos a partir de R$ 25 no 8º maior circo do mundo

O Circo Portugal Internacional está instalado na Serra, ao lado do Parque da Cidade e entre as atrações estão p…

12 horas atrás