Categories: Notícias

Prefeitura multa Estado, mas Dório Silva vai continuar sem calçada

Celina faz consultas frequentes no hospital e reclama da dificuldades de caminhar na calçada. Foto: Arquivo TN /Gabriel Almeida

Gabriel Almeida 

O Governo do Estado foi multado pela Prefeitura da Serra pela falta de calçada cidadã em frente ao hospital Dório Silva, em Laranjeiras, na Serra. O problema é antigo e já foi alvo de diversas reclamações e muitas promessas. No local, idosos, cadeirantes, ciclistas, moradores da região e pessoas que trabalham no entorno sofrem com os diversos obstáculos que são obrigados enfrentar todos os dias.

Enquanto a obra não fica pronta, pedestres e ciclistas sofrem diariamente para circular pelo trecho que é de terra batida e cheio de obstáculos. É o caso da moradora, Celina Duarte Lourenço, que utiliza a calçada sempre que vai consultar no hospital. “Acho um absurdo, nós idosos já temos uma dificuldade grande para se locomover, em uma calçada cheia de obstáculos como essa a caminhada fica ainda mais complicada”, reclama Celina.

Elizabeth Oliveira que precisa de uma muleta para se locomover, diz que não existe acesso para pessoas com deficiências físicas. “Nunca vi uma entrada de hospital deste jeito. Neste trecho de terra, tem raízes de árvore, para cadeirante é impossível passar ali, eu que uso muleta sofro, fico pensando um deficiente visual”, reclama.

A assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra disse que foi aplicada uma multa no valor de R$ 651. Vale lembrar que essa não é a primeira multa que o governo do Estado leva pela falta de calçada cidadã em frente o hospital. Em 2016, o então secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Serra, Alexandre Fioroti, disse que o município vinha trabalhando para tentar viabilizar a calçada cidadã neste trecho do Hospital Dório Silva desde 2015 e já teria aplicada mais de duas multas no Estado. Segundo ele, a Prefeitura da Serra multaria o estado mês a mês até resolver a situação.

A prefeitura foi questionada sobre quantas multas o Estado já levou e assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.

Já a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde não se pronunciou sobre as multas.  Disse apenas que o processo para construção da calçada foi encaminhado para análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Cumpridas as exigências do parecer da PGE, será lançado o edital de licitação para contratação da empresa que executará a obra. Mais uma vez não deu previsão para a realização da obra.

Pacientes sofrem para chegar até o hospital. Foto: Arquivo TN/ Ana Paula Bonelli

Novela antiga…

Esta não é a primeira matéria que o TN faz sobre o assunto. O Governo do Estado tinha prometido construir a calçada no início de 2016, não cumpriu o prazo e fez uma nova promessa. Desta vez, a obra era para ser executada no segundo semestre de 2016, mas 2017 chegou e nada havia sido feito.

Em janeiro de 2017, a reportagem entrou novamente em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) que disse que a obra já tinha iniciado e que a previsão era que fosse finalizada ainda em janeiro.

Mas não foi o que aconteceu. A reportagem esteve no local e constatou que não tinha nenhum sinal de obra. A única mudança realizada foi a retirada dos trailers que vendiam lanches no local onde deveria ter um ponto de ônibus. Os vendedores ambulantes foram retirados e foi instalado um abrigo do Transcol no local.

Esta semana a reportagem entrou novamente em contato com a Sesa, que disse que a obra chegou a ser iniciada porém foi logo interrompida, sob alegação de que foi identificada uma inconformidade no projeto. Também disse que as alterações no projeto já tinham sido realizadas e que o Estado estava aguardando a aprovação da Prefeitura de Serra para retomada da obra. Mas a Prefeitura da Serra disse que não constava em andamento nenhum processo de aprovação para calçada cidadã.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

2 horas atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

2 horas atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

3 horas atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

3 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

4 horas atrás