Categories: Saúde

Prefeitura monitora saúde de servidores que trabalhavam junto com técnica de enfermagem morta por Covid-19

Bernadete era servidora e atuava na Unidade Básica de Saúde de José de Anchieta. Foto: Divulgação

Servidores que trabalhavam com a técnica de enfermagem da Serra, Bernadete Cristina Marques, na Unidade Básica de Saúde de José de Anchieta I, serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). De acordo com o Município, os funcionários terão seu estado de saúde monitorado para saber se mais alguém foi contaminado pela Covid-19, após a profissional morrer por complicações da doença. No entanto, a Sesa não informou se irá testar os profissionais.

Bernadete, era moradora de Serra Dourada II, trabalhava no posto de saúde de José de Anchieta e morreu após ser infectada pelo coronavírus e ficar internada oito dias no Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. Além de atuar na unidade, a vítima fazia horas extras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede. Sua morte ocorreu no último sábado (22), por volta das 05h10.

Ao TEMPO NOVO, a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que lamenta a morte da servidora. Disse ainda que todos os servidores que trabalhavam com Bernadete estão sendo monitorados. “Os funcionários da Unidade de Saúde onde trabalhava a servidora também estão sendo acompanhados e monitorados. A prefeitura está realizando testagem em massa dos servidores da saúde”, diz o texto da nota.

Ainda segundo a Sesa, os familiares da técnica de enfermagem morta estão recebendo “total assistência e apoio psicológico aos familiares”.

Sepultamento de Bernadete ocorreu debaixo de chuva em São Domingos

O enterro aconteceu na tarde deste sábado no cemitério de São Domingos. Foto: Gabriel Almeida

O sepultamento do corpo da técnica de enfermagem da Serra que morreu por complicações da Covid-19 aconteceu na tarde deste sábado em São Domingos, região de Serra Sede. Sem cerimônias e com caixão lacrado, familiares e amigos da vítima se reuniram para tentar se despedir uma última vez de Bernadete Cristina Marques, que trabalhava na Unidade Básica de Saúde de José de Anchieta.

Antes de ocorrer o enterro, profissionais de saúde, que eram colegas de trabalho da vítima, se reuniram na BR-101 e foram até o cemitério numa carreta em forma de homenagem. O sepultamento aconteceu por volta das 13h30 e durou, no máximo, uns cinco minutos. Por conta do risco de transmissão do coronavírus, o caixão não foi aberto e chegou da funerária com um saco plástico transparente que o cobria inteiro. Os parentes mais próximos da vítima estavam no local, todos muito abalados.

Mãe de quatro filhos, Bernadete – 39 anos –  começou a sentir sintomas da doença há uma semana, mas acreditou ser apenas cansaço do seu serviço. Além do posto de saúde, a serrana também fazia algumas horas extras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede. O quadro dela piorou no último sábado (15) quando foi atendida na UPA de Castelândia e já encaminhada às pressas para o Jayme, em Morada. No local, ela foi internada na UTI e ficou sedada desde então.

A técnica de enfermagem trabalhava numa unidade de saúde da Serra. Foto: Arquivo pessoal

Colegas de trabalho de Bernadete afirmaram ao TEMPO NOVO que ela já tinha sentido falta de ar na semana passada, dias antes de ir ao médico. Por conta da piora no caso, a família da profissional de saúde estava realizando orações em frente ao hospital e pediu apoio dos moradores da cidade. Pelas redes sociais, muitos amigos e parentes estão deixando suas mensagens despedida e consolo.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

13 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

16 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

21 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás