25.1 C
Serra
sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Prefeitura gasta mais de 7 milhões por ano para limpeza de lixões

Leia também

Depois de resgate difícil no Mestre Álvaro, homem é levado com diversas fraturas para hospital

Após cair de uma altura de 10 metros e ser arrastado por uma cachoeira, Marcos Francisco Santana, mais conhecido...

Saiba onde fazer doações para vítimas das chuvas

Uma corrente de solidariedade está mobilizando moradores da Serra. Trata-se do recolhimento e distribuição de donativos às vítimas das...

Qual é o peso do ex-deputado federal Manato na sucessão serrana de 2020?

Carlos Manato é sem dúvidas um dos grandes líderes da política capixaba na atualidade! De 2002 a 2014, ele...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O lixão de Jardim Tropical é um dos piores do município. Foto: Arquivo TN / Gabriel Almeida

Por Gabriel Almeida

Mais de 7 milhões. Esse é o valor que o morador da Serra paga para que a Prefeitura limpe todos os 600 pontos irregulares de descarte de lixo espalhados pela cidade.

A informação é do secretário de Serviços da Serra, Samuel Dias que frisou que um dos piores lixões fica em Jardim Tropical.  A reportagem do Jornal Tempo Novo,  esteve neste bairro, em julho deste ano, e presenciou vários moradores descartando todo tipo de material no local, que fica em frente a uma creche municipal e ao lado de uma escola.

Os pontos viciados se espalham pela cidade e geram um custo de 630 mil reais por mês aos cofres públicos.

Mas o próprio morador pode ajudar para que essa quantia seja diminuída e utilizada em outros benefícios para a população. Isso porque no município existe o projeto João de Barro que fica em Novo Porto Canoa, onde todos os moradores podem descartar entulhos, restos de móveis e outros resíduos, menos lixo doméstico que é recolhido semanalmente nos bairros.

Qualquer morador da Serra pode depositar até 10 sacos de entulho e outros móveis no local. “Qualquer pequeno gerador pode ir até o local e depositar o lixo produzido por ele mesmo”, explica Samuel.

IMG_3776
Principalmente carroceiros usam o ponto irregular em Jardim Tropical para descartar todo tipo de resíduo. Foto: Arquivo TN / Gabriel Almeida

O secretário ainda pede  que a população não jogue lixo em locais irregulares. “O caminhão do lixo passa nas comunidades três vezes por semana e já existe multa para quem for pego jogando lixo nesses pontos clandestinos”, explica o secretário.

É importante reforçar que o projeto não recolhe entulho do grande gerador. Quem produz mais de 10 sacos de resíduos deve contratar uma empresa que recolhe o material e o descartar em pontos legalizados.

O João de Barro fica aberto das 8h às 17h00 e funciona de segunda a sexta. O lixo depositado no local é recolhido pela prefeitura que tem convênio com uma empresa que descarta todo material em local correto próximo a rodovia do Contorno.

Para mais informações sobre o projeto, o telefone do João de Barro é 3341-4153. Agora, se o caso for de denúncia de flagrante de descarte irregular o morador pode ligar para o 0800 283 97 80 ou 3291-7435.

Comentários

Mais notícias

Saiba onde fazer doações para vítimas das chuvas

Uma corrente de solidariedade está mobilizando moradores da Serra. Trata-se do recolhimento e distribuição de donativos às vítimas das chuvas, que estão castigando a...

Qual é o peso do ex-deputado federal Manato na sucessão serrana de 2020?

Carlos Manato é sem dúvidas um dos grandes líderes da política capixaba na atualidade! De 2002 a 2014, ele foi eleito deputado federal quatro...

Espaço Cidadão da Assembleia Legislativa vence prêmio nacional

O projeto “Espaço Assembleia Cidadã” elevou a Assembleia Legislativa do Espírito Santo ao patamar de melhor atendimento ao cidadão no país. A escolha, feita...

Após nove horas interditada, BR-101 é liberada na Serra

Após ficar por nove horas interditada em diversos pontos, a BR-101 foi liberada na Serra. Segundo informações da Eco 101, concessionária que administra a...

Você também pode ler

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!