Categories: Política

Prefeitura endurece com Guarda Municipal e sinaliza até demissão

Jailson Miranda é o novo secretário de Defesa Social da Serra. Foto: Jansen Lube

Após a Guarda Municipal da Serra, formada por 56 agentes, ensaiar uma paralisação das atividades, há uma semana, a administração do município se antecipou, e nesta semana instalou sindicância e acionou o Ministério Público. Neste ínterim, a prefeitura conseguiu ainda emplacar a aprovação do Projeto de Lei 196/2017, que trata do Código de Conduta da Guarda Municipal, criando 114 itens de punição, inclusive prevendo demissão em caso de greve.

A movimentação da prefeitura é vista por muitos como uma blindagem a possíveis movimentos grevistas, mas o secretário municipal de Defesa Social, Jailson Miranda, nega. Com carros estacionados em frente à prefeitura, há duas semanas os agentes paralisaram momentaneamente as atividades em forma de protesto, reivindicando melhores condições de trabalho.

“Não tem nenhuma relação, já era para ter sido votado há mais tempo, estava tramitando na procuradoria e coincidiu de ser votado agora” disse Jailson.

O secretário explicou que abriu sindicância para avaliar as manifestações dos agentes da Serra. “Informamos ao Ministério Público (MP-ES) sobre o que aconteceu e foi aberta uma sindicância para apurar os fatos e será encaminhada ao MP para avaliar as responsabilidades criminais”, explica.

Sobre as demandas dos agentes, o secretário disse que recebeu representantes da Guarda e do Sindicato na terça (22). Uma nova reunião está marcada para o dia 29 de agosto, desta vez com a participação do prefeito Audifax Barcelos (Rede).

“Fizemos a proposta do projeto para escala especial dos agentes, se encontra para estudo no Coad. Isso vai acontecer quando tivermos orçamento. Está tudo bem encaminhado. Outras demandas estão em tramitação e serão encaminhadas à Câmara”, apontou.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Segurança Municipal e dos Guardas Municipais (Sindagente), Anselmo Mariano de Souza, informou que vai se reunir com os agentes para discutir o resultado da reunião. Sobre o projeto aprovado, criticou.

“É preciso discutir com os trabalhadores, aprovaram de afogadilho. O secretário se colocou à disposição e recebeu a agenda da guarda, já publicou o pregão com data para aquisição dos rádios comunicadores. Sobre a gratificação por escala especial o secretário alega falta de orçamento”, contou.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Corpo é encontrado em fazenda na Serra

Um corpo foi encontrado na porteira de uma fazenda localizada às margens da Rodovia Audifax Barcelos, no bairro Residencial Centro…

9 horas atrás

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

13 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

18 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

18 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

2 dias atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

2 dias atrás