Categories: Política

Prefeitura e Servidores da Saúde em rota de colisão por conta de terceirizações

Benício Santos é criticado pelos Sindicatos dos Servidores da Saúde da Serra. Foto: Jansen Lube

Conceição Nascimento

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) estuda medidas jurídicas para impedir que terceirizações na saúde sejam efetivadas na Serra. A proposta vem sendo estudada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), e gerou revolta entre servidores da rede municipal, sindicalistas e agentes públicos. Eles alertam que experiências neste sentido em outros municípios foram negativas.

A intenção da Prefeitura é implantar um formato de gestão nas unidades de Saúde através de OS (Organizações Sociais), tal como o Hospital Jayme Santos e o Himaba, de responsabilidade do Estado. Mas não deu detalhes de como irá funcionar e o que mudará para o servidor público e o usuário.

De acordo com o assessor jurídico do Simes, Telvio Valim, o sindicato está avaliando as medidas que vai adotar, caso a administração efetive a proposta. “Está provado que a terceirização gera ônus financeiro o ente público. De norte a sul do país, e casos no ES são de má gestão e de improbidades, desvios ligados à terceirização. Isso é uma coisa que preocupa o sindicato, não só porque atinge aos servidores que a gente representa como gera ônus para o município. Estamos avaliando as medidas que podemos propor em relação a essa questão”, disse.

Sobre a qualidade do serviço, caso seja adotado o modelo de OS, disse que “no geral, quem vai implementar a terceirização vende um discurso falso de que haverá maior resolutividade, mas isso não se confirma, na prática. Isso porque a terceirizada exige uma produção enorme de consultas e a qualidade do serviço pode cair. Além disso,  profissionais experientes de décadas podem ser relegados, contratando-se outros profissionais com salários muito inferiores. Isso gera má qualidade no serviço”, disse Valim.

Segundo a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do ES (Sindienfermeiros-ES), Andressa Barcellos, a categoria rejeita a proposta por deixar o trabalhador em situação de vulnerabilidade. “A terceirização é para atender interesses politiqueiros e mercadológicos. Estudos mostram que a terceirização sai mais caro. Ninguém veio conversar com a gente sobre isso, esta sendo feito tudo às escondidas”, avaliou.

Uma audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores na próxima terça-feira (14), às 15 horas. O objetivo é discutir a “terceirização e o descaso com a saúde pública na Serra”.

Em nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra disse busca alternativas que atendam a população visando a melhoria no atendimento das UPAs e redução do tempo de espera no atendimento. “Entre as possibilidades, está o compartilhamento da gestão pública por meio de OS. Este tipo de gestão é bastante difundida no Brasil, e já foi adotada por diversos municípios e estados, inclusive no ES”. Após a conclusão dos estudos, será deliberado pelo compartilhamento ou não. A previsão é que os estudos sejam concluídos em até 30 dias.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

2 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

2 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

2 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

2 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

2 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

2 horas atrás