Meio Ambiente

Prefeitura diz que vai investigar areia preta e morte de tartaruga em praia da Serra

Moradores do balneário de Costa Bela, na Serra, ficaram intrigados com a cor da areia da praia na manhã desta terça-feira (13) e também com aparecimento de uma tartaruga morta.

De acordo com imagens divulgadas pela comunidade, a faixa de areia está totalmente acinzentada, com aparência de material tipo minério de ferro.

“Achei estranha essa areia muito preta nesta parte da praia. Não sei se é natural, tipo aquela areia preta de Guarapari, ou se é minério mesmo. Está num bom pedaço da praia”, disse um leitor que não quis se identificar.

Um pouco mais a frente o mesmo morador encontrou uma tartaruga morta. “Logo na frente me deparei com uma tartaruga que já estava morta na areia da praia. Não sei o que pode ter acontecido, se foi rede de pesca. Seria bom as autoridades checarem para saber a motivação desse episódio”.

Ainda de acordo com apuração do Tempo Novo, uma outra tartaruga foi encontrada morta em Costa Bela, no último domingo (11).

O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra que disse que enviará uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente ao local na próxima quinta-feira para fazer uma vistoria a fim de verificar se a areia é um sedimento natural, depositado devido ao movimento normal do oceano, ou se é algum produto estranho, como minério de ferro ou composto de característica orgânica.

A secretaria disse ainda que entrou em contato com a gerência da APA Costa das Águas, da qual a praia de Costa Bela faz parte, para informar a ocorrência da areia preta e a presença de uma tartaruga morta.

Material desconhecido na Praia da Baleia

Um material desconhecido também foi registrado no último dia 9 de novembro na Praia da Baleia, região de Jacaraípe.

Na ocasião, um pescador encontrou na areia da praia um aglomerado oleoso que acendeu um alerta nos frequentadores.

Um vídeo mostrando o material foi feito por um morador que acionou a Prefeitura da Serra. No vídeo, ele fala que o aglomerado encontrado na região, tem pelo menos 1 quilo e meio.

“Este material foi encontrado na Praia da “Curva da Baleia”, hoje pela manhã, pelo meu vizinho e pescador Helinho. Por ter mais acesso, ele me entregou o material encontrado. Como mostra o vídeo, borras de óleo formando gomas escuras e com certeza, com grau de resíduos tóxicos. Procuramos juntos sermos fiscais assíduos da nossa praia”, disse o morador Fábio Ferrari.

Fábio disse ainda que recebeu a fiscalização do Meio Ambiente Serra e que o material foi recolhido por eles para análise. “Outra parte interessada, foi a Associação de Pescadores de Manguinhos, fiz questão de separar parte deste material pra eles, ou seja, possíveis visões diferentes a respeito do assunto. Estou aguardando posicionamento das partes envolvidas”.

+ Vídeo | Ameaçado de extinção, Bugio passeia tranquilo em balneário da Serra

A Prefeitura da Serra foi acionada por meio da Secretaria de Meio Ambiente e disse que a fiscalização ambiental da Serra foi ao local e coletou o material, que será encaminhado para análise.

Não é a primeira vez que os mares serranos são protagonistas de objetos e manchas não identificadas. Em Jacaraípe, em 2018, uma mancha preta na água do mar, próximo a Praça Encontro das Águas, apareceu num vídeo feito por drone que mostrava uma mancha escura levada pelas águas do rio Jacaraípe para a praia do Barrote.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

4 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

9 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

9 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

9 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás