Categories: Amar é o Bicho

Prefeitura diz que quer acabar com carroceiros na cidade

Carroceiro atuando normalmente no bairro Parque Residencial Laranjeiras na última quarta (40. Foto: Ana Paula Bonelli

A lei que proíbe carroças com tração animal em municípios com mais de 100 mil habitantes tem pouco mais de um ano que está valendo no Espírito Santo. Mas na Serra, cidade que possui 500 mil habitantes, ainda é cena comum ver carroceiros atuando normalmente pelas ruas.

A lei de autoria da deputada Janete de Sá (PMN) foi aprovada na Assembleia Legislativa e já está em vigor desde janeiro do ano passado.

A legislação prevê desde a remoção, acolhimento e destinação dos animais irregulares, doação, convênios e até multas para os donos dos mesmos, em caso de resgate dos animais. Nesse caso, os valores arrecadados em decorrência da aplicação da multa serão revertidos para o Fundo Estadual do Meio Ambiente. A lei só não se aplica aos animais de grande porte utilizados pelas forças de segurança pública.

O subsecretário de Meio Ambiente da Serra, Ronaldo Freire, disse que a Prefeitura está fiscalizando e criou um grupo de trabalho ‘Serra Limpa é Serra Linda’ com o objetivo de tirar resíduos da construção civil da cidade. “Paralelamente um grupo trabalha com a questão do censo de carroceiros. Temos um projeto de lei pronto, onde vamos trabalhar com a capacitação e a abordagem desses carroceiros e direcioná-los profissionalmente”.

Ronaldo disse ainda que a Serra tem muitos bairros habitacionais com pequenos geradores de entulho e que o município está criando novos pontos de destinação final. “Temos pontos em Novo Porto Canoa, em Barcelona, criamos em São Marcos e estamos criando em Jardim Tropical, Nova Carapina e Jardim Carapina. Juntamente a isso, estamos indo no gerador de resíduo e informando que não se deve contratar esse tipo de serviço não licenciado (carroça) e aos poucos vamos educando a população”.

Denúncias de descarte de carroceiros em local inadequado podem ser feitas pelo telefone 9 9976-2595 (WhatsApp). “É importante que a denúncia seja feita no momento do ocorrido e que o morador informe endereço e envie foto. Nós vamos abordar e identificar o carroceiro, se ele não estiver cadastrado, não entrará no programa. Esta prática tem que acabar na cidade, não cabe mais carroceiro no município. Só que estamos fazendo um trabalho gradativo”.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

24 minutos atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

53 minutos atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

1 hora atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

2 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

2 horas atrás

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

2 horas atrás