Categories: Notícias

Prefeitura diz que pacientes de outras cidades contribuem para superlotação de UPAs

Segundo a Prefeitura da Serra, por ano, a cidade atende mais de 40 mil pacientes de outros municípios. Foto: Divulgação

A Serra é a única cidade do Espírito Santo que conta com duas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs), mesmo assim, o atendimento médico da cidade vem sendo alvo de diversas reclamações de moradores, principalmente por conta da superlotação que acontece semanalmente nas unidades. Um dos motivos para isto, segundo a prefeitura, é o atendimento de mais de 40 mil pacientes  de outras cidades do estado por ano.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a Serra não recebe nenhum repasse extra para atender esses pacientes de outras cidades. Vitória – de onde vem a maior parte dos pacientes de fora – Fundão, Vila Velha e Aracruz são alguns dos municípios onde os pacientes migram para a Serra.  Ainda segundo a secretaria, são mais de 120 pacientes de fora por dia nas UPAs. 

Em entrevista ao TEMPO NOVO no início de maio, o secretário de Saúde, Alexandre Viana, disse que esse é um dos motivos para a superlotação nas unidades. “Hoje, 95% das pessoas que procuram a UPA não precisariam estar ali; deveriam ir para as unidades básicas, então, começa por aí a superlotação; mas o município não pode negar atendimento. O segundo motivo é que, diariamente, atendemos a mais de 120 pacientes de outros municípios; a maioria, vindas da capital”, disse.

Além dessas causas, a prefeitura afirma que os aumentos alarmantes nos casos de dengue sobrecarregam as UPAs, o que ajuda a demorar mais o atendimento nas unidades e causa a superlotação.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

14 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

15 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

15 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

16 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

18 horas atrás