Notícias

Prefeitura decide não retornar aulas nas escolas da Serra em fevereiro

Decisão foi tomada durante reunião realizada nesta quinta-feira. Foto: Divulgação

As aulas presenciais não serão retomadas em fevereiro nas unidades escolares municipais das cidades da Grande Vitória. A decisão foi tomada em reunião feita nesta quinta-feira (14) por secretários de Educação de quatro municípios da região metropolitana, inclusive o da Serra, Alessandro Bermudes. A prorrogação da suspensão de atividades presenciais acontece devido o agravamento da pandemia de coronavírus em todo o Espírito Santo.

Logo após a reunião, a Prefeitura da Serra confirmou que decidiu manter as aulas suspensas. Nos próximos dias, o Município deve realizar o planejamento sobre aulas a distância e, se possível, até em formato virtual, como foi afirmado pelo prefeito Sergio Vidigal em conversa com o TEMPO NOVO no final de dezembro 2020.

Na reunião, os três secretários, além de Alessandro, assinaram o documento que relata a decisão. São eles: Juliana Rohsner (Vitória), José Roberto Aguiar (Cariacica) e Fabiana Kauark (Vila Velha).

“Ficou definido pelos secretários de educação dos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha que o retorno presencial não ocorrerá em fevereiro”, diz a nota divulgada.

Nos últimos dias, Vidigal e Alessandro chegaram a visitar escolas da cidade na intenção de decidir se seria possível ou não o retorno em fevereiro. A decisão de realizar as visitas ocorreu após o governador Renato Casagrande (PSB) realizar uma reunião com prefeitos da Grande Vitória e pedir para que as prefeituras retornem as aulas presenciais em fevereiro desde ano, todas seguindo o mesmo calendário escolar.

Anteriormente, também no final de dezembro de 2020, Sergio Vidigal e Alessandro Bermudes haviam afirmado categoricamente que as escolas só seriam reabertas após a vacinação de todos os profissionais que trabalham nas escolas, desde os professores a quem atua na limpeza ou portaria. A fala foi concedida à reportagem do TEMPO NOVO logo após o prefeito anunciar alguns nomes que havia escolhido para o seu secretariado, incluindo o da Educação.

Leia a nota completa:

“Considerando que, os insumos adquiridos para adequar as escolas para volta presencial, não serão entregues no mês de janeiro;

Considerando a adequação dos espaços físicos para o atendimento dos protocolos sanitários;

Considerando a necessidade de formação dos profissionais da educação, para o desenvolvimento do continuum curricular;

Considerando que o mês de fevereiro tem apenas 13 dias letivos;

Considerando que a produção das vacinas tem um quantitativo limitado e que mesmo priorizando os profissionais da educação existe um tempo para que se concretize;

Ficou definido pelos secretários de educação dos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha, que o retorno presencial não ocorrerá em fevereiro.

Ficou definido que as condições para o retorno serão dialogadas com um comitê unificado, envolvendo as instituições representativas de classe, Conselhos Municipais de Educação, Fóruns de diretores, MP-ES e representantes da saúde bem como o acompanhamento do mapa do risco.”

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

21 minutos atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

55 minutos atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

23 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás