Notícias

Prefeitura da Serra volta a fechar acesso à Rotatória do Ó para obra de duplicação

De acordo com a Prefeitura a interdição no acesso a Rotatória do Ó é “vital” para dar seguimento a obra. Foto: enviado pelo leitor.

Na manhã dessa terça-feira (13) motoristas que seguiam pela Avenida Paulo Pereira Gomes sentido Laranjeiras, voltaram a ter que utilizar o desvio pela rua Geraldo Del Pupo para acessar a avenida Talma Ribeiro e fazer o contorno de volta a Laranjeiras. No último final de semana – incluindo o feriado da segunda–feira (dia 12) – a Prefeitura tinha retirado um dos blocos de concretos que interditava o local.

De acordo com o município, o desvio é necessário para dar seguimento à obra de duplicação desse trecho da Paulo Pereira Gomes que dá acesso a Rotatória do Ó em Laranjeiras. De acordo com leitores do Jornal TEMPO NOVO o trânsito voltou a ficar tumultuado pela parte da manhã, inclusive até mesmo a ES-101 acabou sofrendo com aumento do fluxo de veículos, já que é uma rota alternativa para quem vem da região litorânea e quer acessar a parte continental da cidade.

Na semana passada, a Prefeitura interditou o trecho pela primeira vez e acabou causando muito contratempo aos motoristas desavisados. Com o forte impacto no trânsito, eles precisaram retornar na altura da empresa Fortlev; quem vinha dos bairros vizinhos como Morada de Laranjeiras e Portal de Manguinhos, por exemplo, chegou a ficar 30 minutos no trânsito para conseguir acessar a Laranjeiras.

Crédito: Prefeitura da Serra

Com o impacto na mobilidade urbana na região, a Prefeitura realizou mudanças semafóricas na Avenida Talma Ribeiro para auxiliar os veículos que vinha da Paulo Pereira Gomes e precisavam fazer o retorno em direção a Laranjeiras. Além disso, de acordo com o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) a obra de duplicação será acelerada para diminuir o prazo de término da intervenção, que era de 60 dias. Com as equipes trabalhando aos sábados e domingos a previsão para conclusão das obras passou a ser no final de abril.

Outra ação para minimizar o trânsito, segundo a Prefeitura, é a presença dos agentes de trânsito durante os horários de pico, que caso seja necessário, irão canalizar o fluxo para melhorar o tráfego em determinados pontos para minimizar os efeitos da interdição.

Obra de R$ 40 milhões

Projeção de como deve ficar a atual Rotatória do O após as obras. Imagem: Divulgação/Prefeitura da Serra

Com um investimento de mais de R$ 40 milhões, a construção da nova Rotatória do Ó foi iniciada no ano passado em Parque Residencial Laranjeiras. A obra, que acontece em frente ao Hospital Estadual Dório Silva, promete agilizar a vida de quatro mil motoristas que circulam por hora na região. De acordo com a Prefeitura da Serra, serão construídos três mergulhões no local, que é palco de engarrafamentos e até acidentes.

Além dos três mergulhões, o projeto da obra aponta que serão feitas três faixas em sentido único para veículos em geral e duas faixas de mão e contramão exclusivas para o transporte coletivo. Ainda segundo o projeto, as duas passagens inferiores que ligam as avenidas Eudes Scherrer e Talma Rodrigues Ribeiro têm a extensão de 400 metros. Além disso, a passagem inferior que dá acesso à avenida Copacabana tem 180 metros, totalizando, assim, 580 metros de pista nas rampas do interior da rotatória.

O Município ainda afirma que assim que estiver pronta – previsão de dois anos – a população poderá contar também com um estacionamento público, uma praça e uma pista de skate, na parte central da rotatória que, hoje, é um terreno vazio.

A Prefeitura também promete várias melhorias também serão realizadas para os pedestres por meio das obras. O projeto prevê calçada e ciclovia que vai da Avenida Eudes Scherrer até a Av. Talma Rodrigues Ribeiro, passando inclusive pelo entorno da Rotatória do Ó e pela Av. Copacabana, com extensão total de 4,1 km.

A Prefeitura da Serra ainda afirmou que a obra vai desafogar o trânsito na região, agilizar a ligação entre os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe e acabar com os estrangulamentos de trânsito que acontecem no local, principalmente nos períodos da manhã e da tarde.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

9 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

10 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

10 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

11 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

13 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

13 horas atrás