Categories: Notícias

Prefeitura da Serra é condenada a pagar R$ 25 mil por violação de sepultura

A ação foi movida por uma moradora do município, que teve a sepultura onde estavam os corpos de seus parentes violada no Cemitério de Carapina

Os corpos desapareceram de um cemitério público da Serra. Foto: Divulgação

Em ação movida na Vara da Fazenda Pública da Serra, a prefeitura do município foi condenada a pagar R$ 25 mil de indenização por danos morais a uma moradora que descobriu que os restos mortais de um dos seus entes queridos não se encontravam mais na sepultura de um cemitério público municipal. O valor deverá ser atualizado a partir da data da condenação, 26 de maio, e acrescido de juros a contar da data do acontecimento. A sentença é da juíza Telmelita Guimarães Alves.

A requerente, sob as iniciais E.C.S., alegou que era proprietária de um lote funerário no Cemitério de Carapina desde 1995, onde estavam sepultados seu tio, mãe e sobrinha. Ela visitava o local periodicamente, quando foi surpreendida com a informação de que os restos mortais dos seus parentes haviam sido retirados do local, sem a sua autorização. Informou ainda que não obteve resposta dos administradores do cemitério sobre o paradeiro dos corpos.

A magistrada entendeu que a conduta da administração foi “comissiva, caracterizada pela falta de comunicação do ente familiar assim como a ausência/inobservância do dever da guarda, ante o desaparecimento dos despojos mortais”.

A reportagem entrou em contato com a Superintendência de Comunicação (Secom) da Prefeitura da Serra, que disse, por meio de nota, que a Procuradoria Municipal vai avaliar as providências cabíveis a serem tomadas no prazo de 30 dias. “Vale ressaltar que o processo foi ajuizado em 2011, e a administração do cemitério foi transferida a particular, ou seja, é terceirizada”, disse a Secom em nota.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

14 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

15 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

15 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

15 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

16 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

16 horas atrás