22 C
Serra
segunda-feira, 06 de abril de 2020

Prefeitura da Serra dá aval para empresas produzirem álcool em gel sem licença

Leia também

Novo coronavírus | Serra tem 31 casos confirmados da doença

Subiu para 194 o número de casos confirmados da Covid-19 no Espírito Santo até este domingo (05). Outros 758...

Covid-19 | Serra prorroga prazo de pagamento de IPTU

A Prefeitura da Serra  anunciou a prorrogação  dos prazos do pagamento do IPTU.  A cota única e a primeira...

PL reafirma apoio a pré-candidatura de Alexandre Xambinho à Prefeitura da Serra

Presidente municipal do Partido Liberal (PL), Miguel Maia, comentou a filiação do deputado estadual Alexandre Xambinho ao partido, e...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Loja de Laranjeiras está sem máscaras e álcool por conta do aumento na procura pelos materiais. Foto: Ana Paula Bonelli

Empresas da Serra estão liberadas para produzirem álcool em gel e Equipamento de Proteção Individual (EPI) sem licença municipal. A medida visa desburocratizar e simplificar os procedimentos para fabricação dos produtos no município, já que existe uma alta demanda por todo o mundo devido ao avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, deu aval, por meio de decreto, para que empresas comecem a produzir álcool em gel modelo 70%, álcool modelo 70%; máscara hospitalar; bota hospitalar; jaleco hospitalar e luva hospitalar sem licença municipal, enquanto durar a situação de emergência nacional.

“Embora sejam produtos simples, o fato é que a oferta tem sido insuficiente diante do quadro de crescimento da pandemia no Brasil e no Espírito Santo. Precisamos agir rápido para cuidar da nossa população e a Serra está fazendo isso. Uma série de medidas está sendo tomada pela prefeitura, nas diferentes áreas de governo, para conter o avanço do vírus. E esta vem somar as outras”, afirmou o prefeito.

De acordo com o decreto assinado por Audifax, “as empresas situadas no município da Serra, regulares, que detenham aptidão técnica e estrutural para produzir esses produtos voltados ao atendimento da Lei Federal nº 13.979 ficam autorizadas a iniciar suas produções condicionadas, apenas, a autodeclaração do proprietário ou de seu representante legal constituído”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo, também destacou que essa medida está sendo tomada na Serra, visando o enfrentamento dos efeitos da crise de saúde e da economia decorrente da pandemia do coronavírus.

“Todas as ações estão sendo feitas em parcerias com os setores privados, político e social. Além desse decreto, que facilita a produção de produtos essenciais para a saúde e bem-estar da população, o prefeito também decretou a distribuição de benefícios e cesta básica para famílias carentes; a suspensão de pedidos de renovação de licença, protocolos de pedido de licença municipal de regularização; e a suspensão do funcionamento dos conselhos, juntas, grupos de trabalho, audiências públicas e reuniões com aglomeração de pessoas; entre outras medidas”, disse.

Ao encerrar o período de emergência, a empresa que por ventura quiser continuar a produção deverá solicitar os licenciamentos regulares junto aos órgãos competentes.

Interessados

De acordo com o consultor de empresas e diretor da Associação dos Empresários da Serra (Ases), Riberto Barros Araújo, a fábrica de tintas automotivas Gekar, instalada na região do Civit II, na Serra, já tem interesse de iniciar a produção de álcool para higiene, mediante a dispensa de licenças. A expectativa da empresa é produzir até 5 mil litros de álcool 70%, por dia.

“A tendência, diante dessa pandemia do novo coronavírus, é de que a produção caia na fábrica, por isso, durante reunião sobre o plano de contingência da empresa decidimos adaptar os processos fabris para produzir álcool 70 graus e, talvez, álcool em gel também. Essa é uma medida para ocupar a fábrica e ajudar a população. Os donos do empreendimento estão sensíveis a esse momento que vivemos e a ação é uma contribuição que queremos dar para esse desabastecimento que enfrentamos”, destacou Riberto, que garantiu que após o período de emergência nacional não seguirá com a produção do produto.

Com o decreto em vigor, a empresa aguarda liberações do governo estadual e da Anvisa, para dar início às atividades. “Os empresários já estão com a matéria-prima necessária em mãos para iniciar a produção. Vamos começar o processo assim que tivermos todas as liberações”, finalizou.

Saiba mais:

O decreto: começa a valer a partir desta quinta-feira, dia 19

Empresas: estão dispensadas de pedir licença ambiental na Serra, para produzir álcool em gel, álcool 70% e EPIs.

Autodeclaração: A autodeclaração é um documento que o empreendedor assina se responsabilizando a cumprir todas as normas técnicas na produção. A autodeclaração está disponível no site da prefeitura.

Comentários

Mais notícias

Covid-19 | Serra prorroga prazo de pagamento de IPTU

A Prefeitura da Serra  anunciou a prorrogação  dos prazos do pagamento do IPTU.  A cota única e a primeira parcela, que venceriam no dia...

PL reafirma apoio a pré-candidatura de Alexandre Xambinho à Prefeitura da Serra

Presidente municipal do Partido Liberal (PL), Miguel Maia, comentou a filiação do deputado estadual Alexandre Xambinho ao partido, e reafirmou que o parlamentar deve...

Fogo destrói igreja em Colina de Laranjeiras

Um incêndio destruiu as instalações da Igreja Batista Caminhos da Fé, localizada no trevo de Colina de Laranjeiras, na Norte Sul, em frente ao...

Eleições 2020: Alexandre Xambinho filia-se ao PL e lança pré candidatura a prefeito da Serra

O deputado Alexandre Xambinho confirmou, neste sábado (4), sua filiação ao Partido Liberal (PL): sigla pela qual pretende disputar a Prefeitura da Serra nas...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem