Prefeitura da Serra anuncia novos mutirões para atendimento ao Cadúnico

Compartilhe:
De acordo com o município cerca de 600 pessoas compareceram ao mutirão. Foto: Divulgação

A enorme procura por atendimento ao Cadúnico no mutirão que está sendo realizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, fez com que a Prefeitura da Serra aumentasse o número de senhas distribuídas no local que terá atendimento até às 16 horas deste sábado (20).

A Secretaria de Assistência Social informou que compareceram ao Plantão CadÚnico aproximadamente 600 pessoas.

Ao todo foram distribuídas 220 senhas para atendimento e todos os demais saíram com agendamento marcado o final de novembro e início de dezembro nos CRAS, de acordo com a região.

Com o objetivo de dar celeridade e ampliar o atendimento, a Semas vai realizar nos próximos dias 27 de novembro e 04, 11 e 18 de dezembro, novos Plantões CadÚnico no Pró- Cidadão.

A secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, disse que esses plantões vão ampliar o atendimento aos moradores.

“Nós temos uma demanda reprimida há mais de dois anos, por isso, montamos uma força tarefa para atender a todos os moradores que aguardam pela atualização do CadÚnico”, afirmou a secretária.

Durante o atendimento será feita uma entrevista com responsável pelo cadastro (Responsável Familiar), onde o entrevistador irá coletar dados referentes à renda, despesas, composição familiar, entre outras informações necessárias para o Governo Federal identificar a realidade da família.

Importante lembrar que, para atualização do CadÚnico, é necessário apresentar os seguintes documentos:

-Carteira de trabalho de todos (18 a 65 anos).

-Carteira de trabalho de adolescente menor aprendiz ou estagiário.

-Contracheque atual ou do mês anterior de todas as rendas da família (inclusive estágio).

-Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada), para os menores de 16 anos.

-Identidade, CPF, título de eleitor de todos os moradores do domicilio (original ou cópia autenticada).

-Declaração escolar original validade 30 dias (menores de 18 anos).

-Comprovante de residência, mês atual ou anterior (original).

-Declaração de residência, deverá ser assinada pela mesma pessoa que consta no comprovante de residência, com CPF / RG ou pelo líder comunitário com carimbo da associação de moradores, ou a próprio punho feito responsável do cadastro com assinatura de duas testemunhas e CPF (validade 30 dias).

-Certidão de casamento (original ou cópia autenticada) – certidão de óbito (cópia simples).

-Extrato de INSS – Pensão /BPC – validade de 30 dias.

-Documento de guarda de menores que não estão residindo com os pais.

Sobre o Cadastro Único

O CadÚnico é uma porta de entrada para que a população tenha acesso a vários programas sociais como o Auxílio Brasil, Tarifa Social, Serra Social entre outros, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também