Categories: Notícias

Prefeitura cria programa para mutirões de limpeza em bairros da Serra

O programa foi lançado nesta quarta-feira e contou com a presença de Vidigal, vice-prefeito e secretário de Serviços. Foto: Divulgação | PMS

Com o objetivo de melhorar a limpeza pública do município e combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura da Serra iniciou, nesta quarta-feira (6), o programa ‘Serra Cidade Limpa e Saudável’. O lançamento aconteceu na região de Jacaraípe, mas as ações ocorreram de Carapebus a Nova Almeida, e contou com a presença do prefeito, Sergio Vidigal (PDT), do vice-prefeito e secretário de Economia Criativa, Thiago Carreiro, além do secretário de Serviços, Enio Bergoli.

De acordo com a Prefeitura da Serra, durante as atividades, um veículo especial ficou à disposição da população para o recolhimento de móveis e outros materiais de grande porte que estão em desuso pelos moradores. Além disso, foram realizadas podas de árvore, coleta de lixo e entulho, irrigação da grama e capina de praças e canteiros, varrição de ruas, entre outros serviços.

O Município promete que haverá novas ações, mas ainda não divulgou o calendário com as datas concretas. Segundo a prefeitura, também estarão sendo realizadas atividades de educação sanitária. “Todos os bairros da Serra serão contemplados pelo programa, que não é uma ação pontual”, diz o texto da nota enviada pela prefeitura.

O secretário de Serviços comentou sobre as ações que serão realizadas no projeto. De acordo com ele, todos os bairros da Serra serão beneficiados. Destacou ainda que o objetivo é manter a cidade limpa e combater doenças.

“O projeto ‘Serra Cidade Limpa e Saudável’ tem como objetivo manter a cidade limpa, difundir as ações de educação sanitária e otimizar o serviço prestado pela prefeitura de forma integrada e com ações organizadas. Na verdade, queremos fazer um pente fino nas regiões, com ações de coleta de lixo, capina, poda de árvore, varrição, coleta de matos e galhos, recolhimento de entulho da construção civil, também ações de notificação de pessoas que estão colocando entulho irregularmente”, acrescentou Ênio.

Vidigal também comentou o lançamento do programa. O prefeito ainda confirmou que, um dos principais objetivos, além de manter a cidade limpa, é realizar ações para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Demos o pontapé inicial hoje em Jacaraípe, visando deixar a cidade limpa e segura para esse período que tem mais incidência de casos de dengue e chikungunya. Mas todos os bairros, nas suas principais vias e interior, serão atendidos. Quero destacar que esse não é um trabalho só da prefeitura. Peço o apoio do povo serrano, que é educado e gosta de ver a nossa Serra limpa e linda. Porque se gastamos menos com limpeza pública, temos mais recursos para a saúde, educação e segurança”, declarou o prefeito.

Foto: Divulgação | PMS
Foto: Divulgação | PMS
Foto: Divulgação | PMS
O programa foi lançado nesta quarta-feira e contou com a presença de Vidigal, vice-prefeito e secretário de Serviços. Foto: Divulgação | PMS

Agendamento

Ainda de acordo com a prefeitura, através do Whatsapp (27) 99503-3549, os moradores podem agendar a ida do veículo para recolhimento de móveis e outros materiais de grande porte. Esse serviço se chama ‘cata-treco’.

Sobre o ‘cata-treco’, Ênio informou que a medida visa reduzir os despejo irregular de objetos pelas cidades, combatendo assim os pontos viciados de lixo.

“Também temos o cata-treco, que é uma dessas ações. Esse projeto vai abranger todos os bairros da Serra. Começamos pelos bairros litorâneos por razão de maior fluxo de pessoas devido ao verão atual e também por causa da dengue e outras doenças. Essas limpezas ajudam a reduzir e zerar os focos do mosquito”, finalizou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comissão do Senado aprova projeto que retoma seguro DPVAT e libera R$ 15 bilhões

THAÍSA OLIVEIRA A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta terça-feira (7) o projeto que recria o…

7 minutos atrás

Ciclista pedala na contramão e bate de frente com outro na Serra

Uma ciclista ficou ferida na manhã desta terça-feira (7) na Avenida Lourival Nunes, em Jardim Limoeiro, na Serra, após colidir…

33 minutos atrás

Time de humoristas promove edição de standup gratuita para mães na Serra

O projeto de stand-up comedy "Comédia de Quinta" apresentará um time de peso nesta quinta-feira (9), com entrada gratuita para…

2 horas atrás

Moradora da Serra escreve livro infantil sobre seu filho: “Pérolas do João Lucas”

João Lucas, uma criança da Serra, agora é a estrela de um novo livro infantil. Intitulado "Pérolas do João Lucas",…

2 horas atrás

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

19 horas atrás