Notícias

Prefeitura atende pedido de morador e becos em Barcelona começam a receber iluminação pública

A iluminação dos becos teve início na semana passada. Foto: Divulgação

Um pedido antigo dos moradores de Barcelona está sendo atendido pela Prefeitura da Serra. Trata-se da melhoria da iluminação pública dos diversos becos que dão acesso as principais ruas da comunidade.

A luta pela iluminação vem desde agosto de 2020, quando o morador do bairro, Renato Ribeiro, enviou um ofício ao município, solicitando a melhoria do serviço nos becos.

Na ocasião, Renato relatou sobre os riscos à segurança da população. “É necessária a instalação de postes de iluminação, braços de luminária nos finais das ruas sem saída que possuem becos de acesso as avenidas de Barcelona. Principalmente à noite estes locais acabam virando esconderijo de bandidos facilitando a ação deles na hora de cometer roubos. Também vira point para usuários de drogas e isso acontece justamente por conta da ausência de uma iluminação adequada nestes becos”.

De acordo com Renato, o pedido foi enviado à gestão anterior e foi arquivado. Logo depois, em 2021, na atual administração foi reaberto após nova solicitação do morador. “Em 2021, a Prefeitura começou a instalar os braços de luminária e agora os postes começaram a ser instalados. Fizemos uma rodada de visitas com engenheiros e a equipe da prefeitura pelos becos que precisavam de iluminação e a administração do prefeito Sergio Vidigal começou os serviços”.

Moradora da rua Itaborai, Jaiara Carla Mendes Ribeiro de Medeiros, comemora o início dos serviços. “Moro na rua Itaborai, e essa iluminação trará mais segurança, porque era muito escuro. Já fui assaltada no portão de casa, isso não era nem 21 horas em plena quinta-feira. Quero agradecer ao professor Renato Ribeiro que fez a solicitação da iluminação dos becos do bairro. É uma pessoa que está sempre em busca de melhorias para a nossa comunidade, e agora com essa iluminação estaremos mais seguros”.

Para Luciano Flores, que mora na rua Trombetas o serviço vai melhorar a sensação de segurança. “É de grande importância a iluminação nesses pontos específicos, principalmente pra quem chega tarde do trabalho. Passa um pouco mais de segurança”.

Jorginho Ibrahim que mora na rua Tubarão comemora a instalação da iluminação e contou para o Tempo Novo que também já foi assaltado num dos becos. “Esta iluminação é importante demais para nós moradores. Barcelona tem essa linha de uma rua tem beco, outra não. A gente chega de noite do trabalho, cansado e no escuro, não da para saber o que tem ali, até animais mesmo, cobra, lagarto, a gente tem muita área verde. E essa solicitação do Renato e da Associação dos Moradores é muito importante pois inibe demais a ação de bandidos. Eles não se escondem em local iluminado, porque ali ele poderá ser visto e notado”.

De acordo com a Prefeitura da Serra A secretaria de Serviços informa que o serviço de troca da iluminação em Barcelona já está em execução nos trechos conhecidos como final de rua (becos).

Entre as melhoras, destaque para: instalação de postes, colocação de braços em postes já existentes, instalação de lâmpadas e realocação de postes.
Confira ofício do morador em 2020
Vídeo do morador cobrando em 2021
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás