Categories: Política

Prefeitura anuncia corte de gastos para encarar crise

Jolhiomar explicou que a medida visa economizar 10% de água, luz e combustível. Foto: Bruno Lyra

A “ordem” é economizar na Prefeitura. É que o prefeito Audifax Barcelos (PSB) baixou decreto determinando medidas para contenção de despesas na administração do município. Ficará a cargo dos secretários municipais o cumprimento delas, que deverão durar pelo menos um ano.

A medida está em vigor desde o último dia 20 de março e prevê redução de 10% nos gastos com energia elétrica, água, serviços de telefonia, combustível dos veículos oficiais e materiais de limpeza. Além disso, suspende as contratações de shows referentes a eventos e festividades culturais, com exceção destas já previstas no ciclo folclórico e religioso da cidade: Festa de São Benedito e Nossa Senhora da Conceição na Serra Sede; Reis Magos e Folia de Reis em Nova Almeida; e a festa de Pitanga.

Segundo o coordenador de Governo da Serra, Jolhiomar Massariol, o objetivo é garantir a continuidade da prestação dos serviços municipais, como o pagamento em dia das despesas nas áreas de saúde, educação, limpeza pública e manutenção da cidade.

Jolhiomar afirmou que as medidas foram necessárias por conta da crise econômica que se abateu sobre o país, gerando reflexos negativos na receita municipal. Ele informou que ainda não é possível precisar em números o quanto o município pode economizar. “O decreto vai nos garantir o pagamento em dia dos servidores, a garantia da capacidade de investimentos e o cumprimento do calendário das obras já iniciadas”, justifica.

Outros cortes ainda estão previstos e se aplicam diretamente aos servidores como a realização de horas extras e da participação deles em congressos, treinamentos ou seminários que demandem do uso de diárias e passagens. Ademais, a contratação de empresas para o fornecimento de kit lanches, coffe break, marmitas, exceto nas áreas de saúde e assistência social também ficam suspensas.

O decreto assinado e suas exigências tem duração prevista para até o dia 31 de março de 2016. Até esta data, a contratação de novos estagiários também ficará suspensa, com exceção das renovações e substituições dos contratos existentes nas áreas da educação e saúde.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

9 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

15 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

16 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás