Divirta-se na Serra

Prefeitura abre inscrição para novos membros do Conselho de Cultura da Serra | Veja como participar

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na Setur e na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correia de Loyola, em Valparaiso. Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Cultura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) está convocando representantes culturais da Serra, como artistas e produtores para participarem da eleição de composição do Conselho Municipal de Cultura da Serra (CMCS). O edital foi publicado na quarta-feira (21), do Diário Oficial do Município.

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, falou sobre a importância de um Conselho atuante no município.

“A cultura é uma importante ferramenta de oportunidades, transformação e inclusão. Com a nova Lei Chico Prego e também com a certeza que o fortalecimento da cultura local tem impacto no desenvolvimento do cidadão, da cidade e do Turismo, estamos iniciando um novo ciclo onde a cultura da Serra será protagonista. Para que isso aconteça precisamos de um Conselho Municipal de Cultura atuante e que represente de fato a diversidade cultural da Serra e alcance tanto as linguagens tradicionais quanto modernas como Slam, grafite, movimento underground, hip hop, novas mídias, entre outros, os quais a juventude do município possui grande expressividade”, ressaltou.

Thiago também falou sobre a Lei Chico Prego, de acordo com ele a Lei é o instrumento de fomento a cultura Serrana

“Nesses primeiros seis meses do mandato, tem sido uma das prioridade da nossa gestão com apoio da Controladoria e Procuradoria da Prefeitura da Serra colocamos o passivo em ordem e nas próximas semanas ao lado do prefeito e da Câmara, apresentaremos a proposta da Nova Chico Prego. O futuro conselho terá um papel fundamental para a implementação dessa política pública”, afirmou.

As inscrições são designadas aos interessados a participar do processo eleitoral para composição das câmaras do Conselho Municipal de Cultura.  O mandato tem a duração de dois anos, indo até 2023.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na Setur e na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correia de Loyola, em Valparaiso.  As inscrições acontecem no período do dia 23 a 30 de julho, das 9 às 17 horas. O requerimento para inscrição pode ser retirado no site da Prefeitura e também nos locais de inscrições.

Terezinha Machado Pimentel, Congueira e Festeira no município da Serra, também falou sobre o assunto. Ela destacou que o Conselho Municipal de Cultura é uma instância de representação legalmente instituída, deliberativa, consultiva e fiscalizadora sendo um órgão auxiliar de importância nas construções das políticas públicas desenvolvidas no município da Serra.

Gabriel Costa Nadipeh, é músico, cineasta e presidente estadual da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa). Ele reforçou que o município é muito rico culturalmente.

“A Serra é um município gigante em território e população e é riquíssimo em talentos artísticos e culturais, por isso é preciso também se tornar gigante no segmento cultural e o Conselho de Cultura tem um papel fundamental nesse processo de acompanhar, discutir e propor políticas públicas de cultura”, falou.

No total, o Conselho é composto por sete câmaras culturais, sendo elas: Artes cênicas, musicais, audiovisuais, plásticas, literatura, folclore, artesanato, patrimônio histórico, cultural,  arquitetônico e natural. Cada uma com um representante titular, um suplente e um colaborador, escolhidos por votação.

Antônio Martins, fundador e diretor do Centro Cultural Elizário Rangel, também falou sobre a importância do Conselho no município.

“Entendo que o Conselho, quando atuante, democrático e representativo, tem o caráter estratégico nas estruturações das políticas públicas culturais. Acredito que o Conselho deva representar a diversidade que é própria da cidade, fazendo, pela representação social, frente às forças conservadoras e reativas que tentam, por vezes, deslegitimar e pormenorizar a cultura. Um conselho de cultura ativo e plural é um indicador de saúde cultural da cidade”, disse.

Compõem também o Conselho Cultural, um representante indicado pela Setur, pela Câmara Municipal de Vereadores e pela Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) .

Veja edital e as fichas para inscrição:

Ficha para conselheiro - CMC Serra Ficha para eleitor - CMC Serra ELEIÇÃO CONSELHO DE CULTURA 2021-2023 Finalizado
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

15 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

16 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

16 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

17 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

19 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

19 horas atrás