Categories: Política

Prefeito exonera secretária petista e provoca mal estar

Por Anderson Soares / Conceição Nascimento

Os secretários Nylton Rodrigues e Paulo Meneguele acumulam as pastas de Defesa Social e Trabalho / Agricultura e Direitos Humanos, respectivamente.

Cai mais um nome do staf do prefeito da Serra Audifax Barcelos (PSB). A secretária Fernanda Maria Souza não responde mais pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter). Ela foi indicada pelo PT no início da administração de Barcelos, que a dispensou sem indicar outro nome da legenda para ocupar o espaço.

Também causou estranheza no mercado político o fato de o prefeito não escolher outro nome do PT para a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), após a saída de Sebastião Sabino para assumir sua vaga de vereador na Câmara da Serra.

Por enquanto, quem responde pela Seter interinamente é o coronel Nilton Rodrigues. Além disso, o prefeito nomeou temporariamente o secretário de Agricultura, Paulo Meneguele, para ocupar o comando da Sedir, contrariando petistas que pretendiam permanecer naquela secretaria, como ocorre desde que foi criada, em 2001.

Conhecido por se envolver em temas polêmicos como no caso da lei que obriga os donos de bares a fechar seus pontos de comércio até no máximo 1h da manhã, Nilton não deixará a pasta de Defesa Social (Sedes), acumulando as duas funções até que um nome seja anunciado pelo prefeito Audifax.

Há quem diga que a secretária Fernanda saiu devido a sua forte ligação com o vereador Aécio Leite (PT), atualmente no grupo que faz oposição a Audifax na Câmara da Serra.

Presidente interpreta a exoneração como “sinal ruim”

O presidente do PT na Serra, Cleber Lanes, disse que o partido foi “pego de surpresa” com o anúncio da exoneração de Fernanda Souza da Seter. Segundo

Cleber Lanes. O presidente do PT na Serra disse estar “surpreso” com a situação.

ele, o fato de o prefeito ter nomeado dois secretários interinos em ambas as secretarias petistas pode ser interpretado como um “sinal ruim”.

Cleber destacou que o partido está refletindo sua participação no Governo municipal. “A exoneração de Fernanda Souza foi feita sem que fôssemos comunicados. Estamos abertos ao diálogo, mas vamos questionar o porquê do afastamento. Nós entendemos que, diante do contexto estadual e das eleições que se aproximam, a movimentação dos atores políticos deve acontecer”, avaliou.

Cleber contou ainda que o prefeito tem agenda com lideranças do partido. Audifax se reúne com o ex-deputado Roberto Carlos no dia 12 e com a vice-prefeita Lourência Riani no dia 13. “Com o partido ele se reúne no dia 23 próximo, quando indagaremos o motivo da exoneração”, observou.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

11 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

14 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

19 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás