Categories: Arquivo

Praias da Serra são opções de lazer para o feriado prolongado

Manguinhos e Bicanga têm águas calmas e são ideais para famílias com crianças. Foto: Divulgação PMS/Jansen Lube

O feriado da Semana Santa está chegando e uma ótima opção de lazer são as praias do litoral da Serra. Com 23 quilômetros de litoral, o município tem praias para todos os gostos. Manguinhos e Bicanga têm águas calmas e são ideais para famílias com crianças. Carapebus e Jacaraípe, por outro lado, são as preferidas dos praticantes de surf e bodyboard.

Para garantir a diversão e a tranquilidade dos banhistas, a Prefeitura da Serra disponibiliza 36 guarda-vidas distribuídos em 20 pontos ao longo do litoral serrano, nos balneários de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida.

A presença dos profissionais indica mais segurança para quem for desfrutar de um banho de mar. “Os locais mais tranquilos, mais seguros para os banhistas são aqueles onde têm salva-vidas”, lembra o servidor Luciano Dias, salva-vidas da prefeitura há 28 anos.

Ele alerta para alguns pontos perigosos ou que exijam cuidados redobrados, como a boca do rio em Nova Almeida; as proximidades do Berro D’Água, em Jacaraípe; e a Lagoa de Carapebus.

Luciano Dias explica que caso os frequentadores tenham dúvidas a respeito das condições do mar, podem perguntar aos guarda-vidas, que informarão caso o ponto em questão ofereça riscos como buracos ou correntezas. As equipes atuam diariamente das 8h às 18 horas.

Mesmo com a presença de guarda-vidas nas praias, o cidadão precisa ter atitudes seguras para evitar acidentes. É importante ficar de olho nas crianças, evitar locais com mar agitado e nunca entrar na água após a ingestão de bebidas alcoólicas ou após refeições.  

Seguindo as dicas abaixo, a diversão nas praias da Serra estará garantida:

– Na praia, prefira ficar próximo ao posto dos guarda-vidas. Pergunte a eles como são as condições do mar naquele local, se há correntes fortes, buracos ou pedras que possam oferecer perigo;

– Não se afaste da margem. Fique em um local onde a água atinja no máximo a linha da cintura. Siga o ditado: “água no umbigo, sinal de perigo”;

– Evite nadar nos pontos onde os rios deságuam, pois as correntes nestes locais costumam ser fortes;

– É preciso tomar cuidado especial com as crianças, para que elas não se percam ou corram risco de afogamento. Poucos segundos de distração são suficientes para que uma tragédia aconteça;

– Evite entrar na água após a ingestão de bebidas alcoólicas;

– Evite entrar no mar após refeições, pois existe o risco de sofrer fadiga ou algum mal súbito, o que dentro da água pode ser fatal;

– Evite se divertir no mar usando boias, câmaras de ar ou colchões infláveis. Existe o risco da pessoa se soltar deste tipo de objeto e se afogar. Várias ocorrências de afogamento começaram por causa do uso de boias;

– Muito cuidado ao tentar salvar uma vítima de afogamento, caso você não tenha conhecimento técnico para isso. Caso presencie um afogamento, chame imediatamente pelo socorro e tente jogar objetos flutuantes em direção à vítima (pranchas, boias, bolas, pedaços de isopor ou mesmo uma garrafa pet vazia e fechada);

– Atenção para o horário de trabalho dos guarda-vidas nas praias da Serra: eles atuam diariamente das 8h às 18 horas;

– Evite brincadeiras que possam provocar algum acidente dentro d’água;

– Evite a área de arrebentação de ondas;

– Evite entrar no mar sozinho e prefira nadar na direção paralela à praia. Não seja imprudente: mesmo quem sabe nadar pode sofrer afogamento;

– Se perceber o mar muito agitado, evite entrar na água naquele momento;

– A maior parte destas dicas acima serve também para quando estiver se divertindo na água doce. Mas atenção: em rios e lagoas é mais difícil flutuar.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

16 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

16 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

17 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

18 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

19 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

20 horas atrás