Meio Ambiente

Praia da Serra é infestada por caramujos africanos e moradores temem doenças

Foto: Divulgação

Uma infestação de caramujos africanos na região de Jacaraípe, na Serra, está trazendo preocupações para moradores, banhistas e turistas do balneário. O aumento da aparição dos moluscos começou a ser notado há cerca de uma semana. Na orla da praia, os animais começaram a sair da restinga e seguir em direção ao calçadão – muito frequentado por adultos, idosos e crianças.

O alerta sobre a presença dos caramujos foi feito pelo diretor do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha. De acordo com ele, os moluscos liberam aproximadamente de 200 a 500 ovos de uma única vez, o que ocasiona numa infestação de grande porte em bairro do município.

“O caramujo africano impõe um grande desafio para ser eliminado; é um animal sem predador natural, que libera de 200 a 500 ovos de uma só vez e transmite doenças. Os vídeos foram feitos na orla de Jacaraípe, de onde eles estavam saindo em direção ao calçadão. Era uma grande quantidade e isso vem ocorrendo constantemente”, disse Claudiney.

Mas esta situação não ocorre somente nas praias. Outros bairros da Serra, principalmente na região de Jacaraípe, estão sofrendo com a presença dos moluscos. A principal preocupação ocorre pelo risco de o caramujo africado transmitir dois tipos de doença: a meningite eosinofílica e a estrongiloidíase.

O ser humano pode ser infectado quando ingerir a gosma que o caramujo libera quando está se deslizando. Este tipo de infecção ocorre, de forma comum, através do consumo de hortaliças não lavadas corretamente.

De acordo com a Prefeitura da Serra, à medida que é observada a presença de caramujos africanos, eles são recolhidos de acordo com o cronograma da Secretaria de Serviços já programado semanalmente. No entanto, se a população identificar grande quantidade de caramujos e acionar a Prefeitura, por meio dos seus canais oficiais, uma equipe é enviada o mais rápido possível para essa coleta.

O telefone para acionamento é o 3251-5879, das 07 às 12h e de 13 às 17h.

O que é o caramujo africano?

O molusco terrestre Achatina fulica, popularmente conhecido como Caramujo Gigante Africano, é uma espécie de caracol originária do Leste da África que foi introduzido em diferentes países dos cinco continentes. Atualmente é reconhecido como uma das piores espécies invasoras em todo o mundo, por causar impactos ambientais, econômicos e de saúde pública.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

20 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás