Categories: Notícias

Postos de saúde da Serra não têm alvará de funcionamento

Prefeitura da Serra confirmou que as unidades de saúde do município não têm alvará de funcionamento, mas diz está providenciando. Foto: Divulgação

As unidades de saúde do município da Serra estão sem o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. A informação foi passada pelo tenente-coronel Carlos Wagner Borges, que ainda afirma que a Prefeitura da Serra não tomou nenhuma medida para solucionar o problema. 

Carlos Wagner conversou com o Tempo Novo e afirmou que os postos de saúde da Serra estão irregulares. “As unidades de saúde da Serra estão sem o alvará de funcionamento. O que acontece é que o poder público ou privado, independente de quem quer que seja, tem uma edificação tem que dar entrada no sistema nosso. Uma vez dada entrada nesse sistema uma equipe do Corpo de Bombeiros vai até o local e faz uma vistoria”, disse.

Carlos ainda explicou o que é feito durante uma vistoria. “Durante a vistoria, é sinalizado quais os mecanismos de proteção aquela edificação deve ter para que esteja apta a ter o seu funcionamento em segurança. Quando se trata de edificação pública é dado um prazo de 60 dias. Após esse prazo é considerado que a edificação ainda permanece totalmente irregular por não ter cumprido as orientações determinadas durante o processo de vistoria”, afirma.

O tenente-coronel foi questionado se o município procurou o Corpo de Bombeiros para solucionar o problema. “Não foi feita nenhuma solicitação ao Corpo de Bombeiros. O que diz que o município tomou alguma providência é quando ele entra no nosso sistema e da entrada no processo de vistoria. Quando o município nem sequer faz isso, significa que ele não está nem ai para a edificação dele. Porque ele (o município) não precisa de ninguém para dar o alvará de funcionamento. Só compete a ele, mas quando a situação se complica ele olha para trás e fala que realmente deveria ter feito e buscado a regularização no tocante a prevenção a pânico e a incêndios”, explica.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra que confirmou que as unidades de saúde não têm alvará de funcionamento. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do município disse que “está em andamento um processo licitatório para aquisição de suportes, placas de sinalização, bicos de mangueiras, entre outros, que permitirão as adequações necessárias nas unidades de saúde para sejam solicitados os alvarás, conforme normativa do Corpo de Bombeiros”, afirma na nota.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

16 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

21 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás