Possíveis casos de reinfecção pela Covid-19 são investigados no ES

Em Laranjeiras, desde a abertura do comércio, houve aumento no fluxo de pessoas. Foto: Ana Paula Bonelli

Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (20), o subsecretário estadual de Saúde Luiz Carlos Reblin, afirmou que o Governo do Estado está investigando pacientes que podem ter contraído o coronavírus mais de uma vez em cidades do Espírito Santo.  Até o momento, em todo o mundo, não existe um consenso sobre a possibilidade de reinfecção pela Covid-19.

Ainda não se pode afirmar se realmente houve uma segunda infecção no paciente que já tinha contraído o vírus. De acordo com o subsecretário, pode ser alguma questão operacional ou outros problemas, mas isso está sendo investigado. Reblin não informou quantos casos são e nem de quais municípios as pessoas são moradoras, dessa forma não tem como dizer se existe esses possíveis casos na Serra.

“Nós temos alguns casos que estamos investigando, porque tiveram resultados de exames PCR positivo um tempo depois de ter realizado esse mesmo exame. Estamos avaliando se isso ocorreu por alguma questão operacional, como data de coleta e outras questões que podem interferir no exame, ou se é algo residual da primeira infecção… Ainda estamos sem qualquer conclusão, mas estamos investigando esses casos”, explicou Luiz Carlos Reblin.

Até o momento, a possibilidade de se infectar mais de uma vez pelo coronavírus é uma grande dor de cabeça para os cientistas. Isso porque eles ainda não conseguiram comprovar a reinfecção. Contudo, no dia 13, pesquisadores de uma universidade britânica anunciaram que a carga de anticorpos de recuperados do coronavírus pode cair drasticamente ao longo do tempo – depois de 3 ou 4 meses. Uma das sugestões da pesquisa é que a reinfecção é possível.

Caso isso seja comprovado, as discussões sobre a imunidade de rebanho – quando grande parte da população já está resistente ao vírus, por ter sido infectada ou vacinada, não seriam válidas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

2 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

2 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

2 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

2 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

2 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

3 horas atrás