Categories: Mestre Álvaro

Porrada na boca da democracia

“Minha vontade é encher tua boca na porrada”, disse neste domingo (23) o presidente Jair Bolsonaro a jornalista que indagou sobre o caso Queiroz. Foto: Carolina Antunes/Agência Brasil

“Minha vontade é encher tua boca na porrada”. Assim respondeu ontem (23) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o repórter do jornal O Globo que o questionava sobre os depósitos de Queiroz à Michele. O presidente pode até não ter ido às vias de fato, mas simbolicamente deu uma porrada na cara da democracia. Aliás, mais uma. Com atos e palavras, antes e depois de assumir o cargo, Bolsonaro é um prodígio em atacar as instituições republicanas e preceitos básicos da civilização.

Se um prefeito de uma pequena cidade tivesse ameaçado bater em jornalista que indagasse algo de interesse público, já seria gravíssimo. E que dizer então do principal chefe político do país? Ora, é sim da conta dos brasileiros querer esclarecimento sobre os tais depósitos. A idoneidade de Jair Bolsonaro e de seus próximos – incluindo filhos, esposa e amigos assessores de longa data – é sim de interesse dos brasileiros. Até porque os citados no episódio tem papel central no ‘projeto’ político que agora ocupa o Palácio do Planalto.

Ao voltar a subir o tom de forma pueril e grosseira contra a imprensa profissional, Jair Bolsonaro estimula a banda fanática de seus seguidores agredirem jornais e jornalistas. Tal como aconteceu em maio com fotógrafo da Folha de São Paulo.

Vale lembrar que ameaça é crime previsto no artigo 147 do código penal.  Quando assumiu o cargo, o presidente jurou respeito à Constituição e às leis do Brasil. Porém uma vez na cadeira presidencial, não foram raros os momentos que Bolsonaro teve arroubos de ditador.

Mas os problemas do presidente com a imprensa vão muito além de seus sonhos autoritários. Tem a ver com a própria construção de sua imagem, calcada em narrativas enviesadas, recheadas de preconceitos, proselitismos e que por muitas vezes lança mão da mentira deslavada.

Lembram do kit gay nas escolas e da mamadeira de piroca durante a eleição de 2018? E da afirmação de que a covid-19 era uma gripezinha? Ou da fala de que a Amazônia não pegava fogo?

Jornais e jornalistas não são infalíveis. Mas trabalham numa atividade – o jornalismo – que é a ciência da comunicação e que por essência é antítese das fake news.

O fato de até agora Bolsonaro não sofrer impeachment após tanta afronta às leis e instituições nacionais deve-se ao capital político que acumulou, ao atendimento de interesses de grupos econômicos e religiosos poderosos e à própria sombra do poder militar.

Enquanto uma grande massa incauta sustenta e vê na postura tosca do presidente o mito que vai resolver os problemas do país, setores nada inocentes vão tocando suas agendas. Muitas delas nocivas, como a desregulamentação ambiental, a ampliação do acesso à armas de fogo e a do aparelhamento ideológico do estado por grupos ultraconservadores.

Ao agir grosseiramente e estimular ataques à imprensa, Jair Bolsonaro vai enchendo de porrada a boca da democracia.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

8 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

14 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

14 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás