19 C
Serra
domingo, 31 de Maio de 2020

Por uma cultura de respeito à vida, cidade sedia 1º Encontro de Biodança

Leia também

Servidores da Serra podem realizar perícia médica por meio da internet

Enquanto os serviços seguem limitados em função da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura da Serra está permitindo que...

Mais de 60 vagas de emprego no Sine da Serra na segunda (1)

Se você está procurando emprego o  Sine da Serra não está realizando atendimento presencial ao público, mas continua captando...

Em entrevista, Audifax fala sobre medidas de combate ao coronavírus na Serra

A Serra tem tomado uma série de medidas em combate ao coronavírus (Covid-19), que vão desde a distribuição de...
Vilson Vieira Jrhttps://www.portaltemponovo.com.br%20
Morador da Serra, Vilson Vieira Junior é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Esporte.

Evento de Biodança promovido pela Abraça em março deste ano, em Brasília. (Foto: Reprodução Facebook/Abraça)

A Serra vai sediar o 1º Encontro Nacional da Abraça – Associação Brasileira de Facilitadores de Biodança, com o tema “Cultura Biocêntrica: possibilidades e desafios”. O evento nacional começa na próxima quinta-feira (20) e segue até o dia 23 no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida. No dia 20, o encontro começa às 14h no hotel, e nos dias 22 e 23, tem início às 09h.

Mas o que são a Cultura Biocêntrica e a Biodança e o que elas propõem? Quem explica é Ismênia Reis, presidente da Abraça. “Este tema diz respeito a uma cultura favorável à vida, e a tudo que existe. Uma cultura humana, mas que respeite a vida, a dos seres humanos em seus direitos e dignidade. Que eles sejam capazes de uma convivência mais harmoniosa entre si e com respeito e proteção à natureza”.

Segundo ela, a temática principal desse primeiro encontro traduz o verdadeiro propósito da Biodança, que é a busca pelo desenvolvimento humano, dos seus potenciais genéticos, ou seja, a vitalidade, a capacidade de amar e a criatividade.

“Em uma sessão de Biodança, a dança – isto é, o movimento pleno de sentido – , estimula os potenciais humanos, como a alegria e o prazer de viver, a solidariedade, a harmonia e o ímpeto vital”, ilustra Ismênia.

Durante o encontro nacional, em Nova Almeida, além de promover formas de vivência, a intenção da Abraça é dialogar e refletir sobre cultura biocêntrica, ética, vivência e consciência, ação social de biodança e temas do interesse dos facilitadores, que são os profissionais da biodança.

“O(A) facilitador(a) faz uma formação de cerca de três anos em uma escola de Biodanza Sistema Rolando Toro [criador do método]. Apresenta monografia e faz estágio supervisionado. Após isso, está capacitado para fazer uma facilitação, seja criando um grupo semanal ou mesmo em eventos fazendo uma vivência, que trabalha música, movimento e encontro”, explica a Therezinha Alves Pereira., que é facilitadora e membro da comissão local organizadora do 1º Encontro Nacional da Abraça.

Momento de vivência, em atividade ao ar livre, na Praia de Camburi, em Vitória, no fim de semana (Foto: Divulgação/Leitor)

“Estamos felizes de acolher facilitadores e biodançantes do Brasil, Chile e Argentina para dançar a vida na perspectiva da promoção da saúde, da integração e bem estar do ser humano”, completa Therezinha.

Além das palestras e atividades nas dependências do hotel, o encontro vai promover duas aulas ao ar livre: a primeira, no dia 20 (quinta), às 19h30, em frente à Igreja Reis Magos; e segunda aula será no dia 22 (sábado), também às 19h30, na Praça dos Pescadores, centro de Nova Almeida.

Saiba mais

A Biodança é uma das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). É uma linha auxiliar no tratamento físico e mental das pessoas, cujo objetivo é promover saúde e prevenir doenças.

Foi criada por Rolando Toro Araneda, um chileno que viveu por 10 anos no Brasil e aqui possibilitou a formação dos primeiros facilitadores. Hoje, a Biodança existe em todos os continentes e, no Brasil, em quase todos os estados existem profissionais que trabalham com essa abordagem Biocêntrica, isto é, a vida é a referência e o paradigma.

Comentários

Mais notícias

Mais de 60 vagas de emprego no Sine da Serra na segunda (1)

Se você está procurando emprego o  Sine da Serra não está realizando atendimento presencial ao público, mas continua captando e oferecendo as vagas de...

Em entrevista, Audifax fala sobre medidas de combate ao coronavírus na Serra

A Serra tem tomado uma série de medidas em combate ao coronavírus (Covid-19), que vão desde a distribuição de máscaras e kits de limpeza...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!