Por meio de interlocutores, Audifax e Vidigal conversam sobre aliança eleitoral no ES

Por: Conceição Nascimento/ Yuri Scardini

‘Será esse o início para a retomada da antiga aliança?’ – questiona-se o meio político da Serra. Foto: divulgação

Uma reunião ocorrida recentemente entre líderes capixabas do PDT e da Rede causou ebulição nos bastidores políticos da Serra. Estamos próximos da eleição e é normal que as siglas se reúnam. Entretanto, quando se trata dos partidos do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), o panorama muda completamente.

Desde 2008, Audifax e Vidigal protagonizam um racha que permeou o cenário político desde então, e agora a pergunta que se faz é: será esse o início para a retomada da antiga aliança? Além da reunião, outro fato que causou espanto, foram às pessoas envolvidas.

Do lado da Rede, sentaram-se a mesa: 1. Lais Garcia, porta-voz nacional da Rede e muito ligada a Audifax; 2. O experiente ex-deputado Roberto Carlos, que no passado recente foi secretário de Trabalho Emprego e Renda da gestão de Audifax, e agora presta assessoria ao senador Fabiano Contarato; 3. E por fim, mas não menos importante, Jolhiomar Massariol. Para quem anda no meio político, dispensa apresentações. Para aqueles que não, deve-se ressaltar, que se trata do braço direito do prefeito. Aquele que na ausência de Audifax, responde pela Prefeitura.

Lais Garcia, Roberto Carlos e Jolhiomar Massariol: aliados de Audifax são escalados para diálogo com PDT de Vidigal.

Do lado do PDT, foram: 1. Weverson Meireles, jovem que assumiu liderança no grupo do ex-prefeito e que atualmente ocupa a secretária geral do PDT no ES (presidida por Vidigal) e também a chefia de gabinete de Vidigal; 2. Além dele, esteve Alessandro Comper, que é presidente do diretório da Serra e de extrema confiança de Vidigal.

Alessandro Comper e Weverson Meirelles: aliados de Vidigal recebem interlocutores de Audifax na sede do PDT.

A reunião: bloco nacional aproxima partidos, mas na Serra o ‘buraco é mais embaixo’

A iniciativa da reunião partiu da Rede e ocorreu na sede estadual do PDT, em Vitória. Procurado, o porta-voz estadual da legenda, André Toscano, que também é assessor de confiança de Audifax, confirmou que há uma aproximação em curso ancorada no bloco que se formou a nível nacional e confirmou que na Serra, o candidato será o vereador Fábio Duarte:

“Nacionalmente, a Rede e o PDT tem uma aliança por meio do bloco de partidos formado pelo PV, Cidadania, PSB, Rede e PDT. A conversa com o PDT foi em nível estadual, inclusive falamos também sobre o município de Vila Velha, onde tem o interesse do PDT de apoiar a pré-candidatura a prefeito de Rafael Primo (Rede). A gente na verdade tem conversado com todos os partidos; fazendo conversas institucionais com todos e fizemos esta primeira conversa com o PDT estadual”, confirmou André Toscano.

Perguntando se pode haver aliança entre Audifax e Vidigal na Serra, André Toscano disse que a Rede tem candidato, que é o vereador Fábio Duarte. “Na Serra temos a pré-candidatura do Fábio Duarte, consolidada, em nível de partido. Uma candidatura que representa a continuidade dos avanços na cidade e a garantia de que a cidade não vai retroceder. E o Fábio vai defender o legado do prefeito Audifax, que hoje tem 75% de aprovação”, disse Toscano.

A reportagem também procurou o PDT. O secretário-geral do PDT/ES, Weverson Meireles (que esteve na reunião), confirmou: “a Rede pediu para conversar conosco, recebemos eles em nossa sede estadual a Lais, o Roberto Carlos e o Jolhiomar”.

O TEMPO NOVO procurou mais informações entre os demais líderes do PDT e pessoas do staff de Vidigal. E as informações bateram com as declarações dadas pela Rede, de que a reunião teve o cunho estadual em acordo com o bloco nacional, e que há possibilidade de alianças para a eleição de 2020, no entanto, a respeito da Serra, o “buraco é mais embaixo”, disseram.

Eleição na Serra

Na Serra, Rede já confirmou Fábio Duarte na corrida eleitoral. Foto: divulgação.

Diferente do PDT, a Rede já anunciou pré-candidatura a prefeito na Serra, como já citado pela reportagem. Fábio já responde como o escolhido por Audifax e percorre a Serra em pré-campanha levando o nome do prefeito. O PDT, por sua vez, segue sem pré-candidato oficialmente. Vidigal emerge, naturalmente, como o postulante, porém, nunca cravou que participará como player da eleição. Aliás, publicamente, Vidigal tem falado muito pouco sobre tudo e prefere ficar a espreita, o que é interpretado por algumas pessoas do meio político como um sinal de dúvida se será ou não candidato.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

3 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

3 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

21 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

1 dia atrás