Opinião do Leitor

Por mais projetos de Estado e menos projetos de partidos

 

Gilson Gomes Filho é autor do texto. Foto: Divulgação

Precisamos de mais projeto de Estado do que de projeto de partido. Isso é uma constatação significativa e irretratável.

O Estado é a instituição formada pelos cidadãos e pelos poderes constitucionais componentes. É por meio dele que políticas públicas são promovidas e proporcionadas à população.

Observamos, entretanto, que algumas unidades da federação – municípios, estados e união – estão a mercê de projetos de partidos e não propriamente de Estado.

Os partidos políticos, bom dizer, são instrumentos para alcance do poder de maneira democrática. Não são um fim em si mesmo, nem podem ser a finalidade principal dos governantes.

É extremamente comum ver unidades da federação entupidas de pessoas despreparadas ou até desqualificadas em funções extremamente estratégicas pelo simples fato de possuírem determinada filiação partidária. Sem cerimônia e sem vergonha, o Estado vira extensão do partido.

Não se trata de dizer que os espaços políticos não podem ser ocupados por filiados a partidos. Pelo contrário, é direito e natural, até porque a democracia brasileira é pluripartidária.

Exige-se apenas preparo e qualificação para determinada função. Colocar os atores certos nos papéis certos e não pelo simples vínculo de agremiação, apenas isto. Evita-se, com isto, que o Estado seja tão somente um espaço de busca de poder em vez de mecanismo de conquista social.

Os desafios sociais mudam e avançam diariamente. As armas para enfrentá-los nem sempre evoluem na mesma proporção. O aparelhamento da máquina auxilia na derrocada das conquistas sociais e modernidade estatal.

O mundo atual exige preparo para os novos desafios. Conciliar os abismos sociais com o avanço tecnológico e o respeito aos valores sociais e humanitários exigem, cada vez mais, a presença de um Estado, não mínimo nem máximo, mas necessário, e devidamente guiado em fins republicanos e sociais.

O autor é Gilson Gomes Filho é advogado, especialista em Direito Público.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ufes “fora do ar” após falha em equipamento

A programação acontecerá na Ufes. Foto: Divulgação O site e sistemas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) estão fora…

7 horas atrás

Jovem de 20 anos é morto a tiros na Serra

Divulgação Um jovem de 20 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (2) após ser baleado por dois suspeitos em uma…

7 horas atrás

Motorista perde o controle e derruba poste em Praia de Carapebus, na Serra

Um motorista perdeu o controle do carro que dirigia na manhã deste sábado (3) e colidiu com um poste em…

10 horas atrás

Confira a balneabilidade das praias da Serra neste fim de semana

A praia de Manguinhos foi eleita como própria para banho/ Foto: Edson Reis A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma),…

10 horas atrás

Nota Premiada Capixaba realiza sorteio especial do Dia das Mães no valor de R$ 50 mil

Nota Premiada realiza sorteio especial. Crédito: Divulgação No próximo dia 29 de maio, o Nota Premiada Capixaba realizará um sorteio…

1 dia atrás

Jovem de 25 anos é esfaqueado até a morte em frente à igreja na Serra

O jovem de 25 anos foi esfaqueado até a morte em frente à igreja na Serra. Crédito: Divulgação Um jovem…

1 dia atrás