Categories: Notícias

Por conta de surto em SP, Serra intensifica vacinação contra sarampo

Cidade de São Paulo está vivendo um surto da doença. Foto: Divulgação

Após uma explosão de casos confirmados de sarampo em São Paulo e em outros estados brasileiros, a Serra começou a intensificar a vacinação para evitar o surgimento de moradores infectados pelo vírus no município. A Secretaria Municipal de Saúde está imunizando a população até nos finais de semana, além de realizar a vacinação de rotina durante a semana.

O Espírito Santo, e consequentemente a Serra, não registra casos de sarampo desde 1999, mas no inicio de julho um morador de SP – que estava contaminado pela doença – esteve em Colatina por dois dias. A presença de um portador do vírus acabou assustando os capixabas e a Secretaria Estadual de Saúde chegou a realizar vacinação de bloqueio para evitar que o vírus se espalhasse.

A Prefeitura da Serra iniciou nas últimas semanas a vacinação contra a doença no projeto ‘Sábado Saúde’ onde a população pode se em algumas unidades de saúde aos sábados. Essa é uma opção para quem não pode se vacinar durante a semana. O horário de vacinação é das 8 às 16h30 e as unidades onde ocorre a imunização são divulgadas pela prefeitura em seu site oficial.

Além disso, de segunda a sexta-feira, os moradores podem se vacinar em uma das 39 unidades de saúde da Serra. O paciente deve ficar atento ao horário da Sala de Vacina, que varia de um bairro para o outro. De acordo com a prefeitura, não há casos confirmados de sarampo na Serra há anos, e também não há casos suspeitos ou em investigação.

Quem pode se vacinar?

Moradores da Serra de 01 a 49 anos podem ser imunizados contra o sarampo. Todos os indivíduos com idade entre 01 e 29 anos devem ter tomado duas doses. Para os que possuem entre 30 e 49 anos, uma dose é suficiente.

Para se vacinar, a pessoa deve comparecer na unidade de saúde com um documento de identificação, o cartão de vacinas e o Cartão SUS, quem tiver.

Surto em São Paulo

No ano passado, o Norte do Brasil viveu um grave surto de sarampo que adoeceu mais de 10 mil pessoas. Já este ano, o estado de São Paulo está enfrentando um surto da doença que se espalha rapidamente por conta em dos vírus que chegaram da Europa e Ásia.

Para se ter uma ideia, de cada 10 brasileiros infectados em 2019, oito vivem no município de São Paulo. Já são 484 casos de sarampo em SP, sendo 363 na capital paulista. Os outros 121 registros foram em outras cidades do estado. Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Roraima e Santa Catarina também registraram casos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

15 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

16 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás