Notícias

População da Serra vai poder escolher obras nos seus bairros por meio da internet

Integrantes da coordenação da AMO. Foto: Divulgação

Com o objetivo de auxiliar a participação popular neste contexto de pandemia e democratizar a escolha dos investimentos públicos nas comunidades, a Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) lançará, ainda neste mês de janeiro, o orçamento participativo on-line. Portanto, o morador vai poder eleger obras e ações de políticas públicas pelo próprio site da Prefeitura da Serra.

A ação de escolha será por votação, ou seja, as obras pré-selecionadas pela associação de moradores das respectivas comunidades e que receberem a maior quantidade de votos serão anexadas a Lei Orçamentária Anual (LOA) para que a Prefeitura da Serra execute ainda em 2022.

A iniciativa surgiu a partir da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) com a Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS) onde criaram um documento base junto com a Prefeitura da Serra para a construir o novo modelo de votação.

Serão colocados outdoors pela cidade, haverá distribuição de panfletos e a população será orientada em como fazer a votação de forma segura.

O processo funcionará em três etapas: na primeira, a Associação de Moradores de cada setor fará um levantamento do que a comunidade precisa. Na segunda, haverá as plenárias regionais (11 regiões) onde serão escolhidas de 2 a 3 obras de cada região. Na terceira etapa, é onde a própria Prefeitura indica três obras para a população votar.

De acordo com Guilherme Lima, presidente da AMO, o prefeito Sergio Vidigal (PDT) garantiu que, neste ano, todas as obras escolhidas serão contempladas, sendo este o principal diferencial. “A maior angústia do movimento popular é a gente ir para uma plenária, mobilizar uma comunidade, votar uma obra, ganhar a obra e o prefeito não fazer. Aconteceu isso na gestão passada, mas nessa gestão a gente está com esperança de que Vidigal vai cumprir com o que se comprometeu com a AMO”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

1 hora atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

1 hora atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

2 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

2 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

2 horas atrás

Equipes capixabas se unem para ajudar gaúchos durante torneio de basquete na Serra

A campanha de solidariedade dos capixabas para ajudar o povo gaúcho, em razão das enchentes que assolam o Rio Grande…

2 horas atrás