Categories: Notícias

Pontes da Serra estão precárias e exigem manutenção urgente, dizem laudos

Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales) vai encaminhar os resultados ao DER-ES (Foto: Taty Beling/Ales)

Três pontes em Jacaraípe e uma em Nova Almeida estão sem manutenção e em estado cada vez mais precário. É o que apontam os lautos técnicos apresentados à Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Coinfra) pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) na tarde da última quarta-feira (8).

Segundo o vice-presidente da Abenc, Jaime Oliveira Veiga, a situação mais grave é a da ponte sobre o rio Jacaraípe, na ES 010, de responsabilidade do DER-ES.  Ele aponta que a estrutura tem restos de formas usadas na construção, com travas oxidadas, problema que chega à estrutura principal. Também citou o abandono e a falta de manutenção de adutora. “Essa ponte é preocupante. Quando você chega por baixo dela e começa a ver vigas e apoios, vários pontos com descolamento. Com a passagem da água, o concreto começa a se dissolver e também começa a oxidação”, explicou o especialista durante a reunião. Para ele, a ponte ainda não chegou a uma situação de colapso, mas sim de ruína.

Já a situação da ponte estaiada (a de metal, próxima à praia), nos mesmo bairro, tem pontos de oxidação, corrosão excessiva ou por falta de tratamento. Há ainda desnivelamento, falta de limpeza para retirada de mato e areia, além de oxidação em bases de postes de iluminação. Sobre a chamada Ponte Velha, que fica ao lado da principal, na foz do rio Jacaraípe, apresenta desplacamento do concreto e armadura em estado avançado de corrosão. O laudo também apontou falhas de manutenção e falta de medidas preventivas para combater os efeitos do uso e da ação do tempo.

A Ponte Nova, que liga Nova Almeida e Praia Grande, precisa de manutenção na estrutura. (Foto: Divulgação/Leonardo Torres)

Outra que apresenta problemas é a ponte Flodoaldo Borges Miguel (a Ponte Nova), que liga Nova Almeida e Praia Grande. Segundo a Abenc, a estrutura sofre com corrosão em toda a extensão e na adutora afixada abaixo da ponte, além de perda de concreto, falta de manutenção e pintura, rachaduras e armaduras expostas. O engenheiro que apresentou os laudos criticou a ausência de manutenção, o que, segundo ele, pode deixar as intervenções mais caras.

O deputado estadual Alexandre Xambinho e membro da Coinfra, de quem partiu o pedido de vistorias nas pontes da Serra, disse que o estado da ponte principal de Jacaraípe é o mais preocupante. “Está muito deteriorada e ainda recebe um intenso fluxo de veículos; por isso, precisa de manutenção urgente. Foi a que a mais acendeu o sinal de alerta, devido ao seu avançado estado de deterioração”. A previsão é que o resultado dos laudos das pontes da Serra seja encaminhado ao DER-ES, no caso das pontes da Serra, o mais breve possível.

Outras vias que requerem cuidados imediatos são a ponte sobre o Rio Bubu, em Cariacica, e a que liga Vila Betânia, Viana, a São Francisco, Cariacica, além do Viaduto Tabajara, em Cariacica, sobre a rodovia BR-101.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

13 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

13 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

14 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

14 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

14 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

15 horas atrás