Categories: Notícias

Ponte Velha amanhece com parapeito danificado em Nova Almeida

Sem a proteção, pessoas que passam diariamente pela ponte correm risco de morte. Foto: Divulgação

A Ponte Velha de Nova Almeida teve parte do parapeito danificado. De acordo com moradores vizinhos a situação foi percebida na manhã desta quarta-feira (08).

Esses moradores ouvidos pela reportagem, contaram que o material, que é de madeira, teria sido arrancado intencionalmente durante a madrugada. Durante a manhã de hoje os caibros permaneciam sobre a ponte.

Mas os moradores temem que a madeira arrancada seja roubada, pois está em boas condições. A ponte é sobre o rio Reis Magos e liga Nova Almeida, na Serra, a Praia Grande. Esta última localidade fica no município de Fundão.

A ponte é exclusiva para pedestres, embora não seja incomum motociclistas trafegarem de forma irregular sobre a estrutura. Sem o parapeito, há risco de morte para quem passa no local, uma vez que o rio Reis Magos pode ficar fundo e ter correnteza dependendo da maré e da ocorrência de chuvas.

Embora ligue dois municípios, é a prefeitura da Serra quem tem assumido a manutenção da ponte de madeira, que tem o nome de João Pereira Loureiro. Tanto que a última reforma, que incluiu a instalação dos parapeitos, foi feita pelo município da Serra.

E desde 2016 uma lei municipal transformou a Ponte Velha em patrimônio cultural material da Serra. Vale lembrar que a localidade de Nova Almeida é uma das mais antigas do país, tendo sido fundada por padres jesuítas no século XVI para a catequização dos índios que viviam na região.

Através de nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Prefeitura da Serra informou que a Secretaria de Obras (Seob) vai enviar equipe ao local para examinar e, se for o caso, restaurar a ponte.

A nota diz ainda que a Prefeitura está identificando o possível autor pelos danos para responsabilizá-lo.

Atualização

Após a publicação desta reportagem, o morador e pescador de Nova Almeida, Antônio Ferreira dos Santos, entrou em contato com a reportagem para dizer que o dano à ponte foi resultado de um acidente.

“Foi com meu irmão. Ele jogou tarrafa no rio e apoiou o pé

Pé de pescador que teria se machucado com a queda da madeira do parapeito da ponte. Foto: Divulgação

para tentar passar por baixo da madeira (do parapeito). Só que a madeira não aquentou e soltou, machucando o pé dele. Levamos ele (sic) lá na UPA de Castelândia, teve que dar 10 pontos. Quando a madeira caiu no pé dele era 5h e 30 da manhã de quarta-feira (08)”, afirmou Antônio.

O pescador contou ainda que seu irmão está em casa se recuperando. Acrescentou que, neste caso, diferente do que afirmaram outros moradores, o dano à ponte não foi por tentativa de furto da madeira. “Mas eu entendo a preocupação do pessoal, porque já teve roubo de madeira da ponte”, conclui.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás