Categories: Notícias

Ponte na rodovia do Contorno tem ferragens expostas e rachaduras

Localizada na divisa entre Serra e Cariacica, a ponte sobre o rio Santa Maria da Vitória apresenta rachaduras e está com ferragens expostas.

A estrutura faz parte da BR 101, no trecho conhecido como Contorno de Vitória e é  administrado desde 2013 pela concessionária ECO 101.

Os problemas foram constatados pela reportagem do TEMPO NOVO, que acessou as margens do Santa Maria nesta terça feira (03) e viu a parte inferior da ponte, onde há ferragens expostas e rachaduras.

O fato preocupa especialmente pelo trecho ter intenso tráfego de veículos pesados, uma vez que esse tipo de transporte tem restrições no município de Vitória, sendo o Contorno rota de cargas.

A reportagem esteve no local na manhã desta terça (03) e constatou o problema. Foto: Bruno Lyra

Vale lembrar que a BR 101 é a principal via de ligação, pelo litoral, entre as regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país.

A Eco101 esclarece que a Rodovia do Contorno estava sob responsabilidade do DNIT até junho de 2018, quando foi incorporada ao Contrato da concessionária conforme deliberação nº 343/2018 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A decisão autorizou a empresa a elaborar projetos para a restauração total do trecho, incluindo a ponte sobre o rio Santa Maria, em que o estudo contempla obras de reforço e alargamento da estrutura. Sendo assim, após a aprovação dos projetos pela ANTT, a concessionária dará início às obras definitivas. A concessionária informa que realiza inspeções rotineiras em todas as estruturas existentes ao longo do trecho sob concessão e, durante inspeção realizada pela equipe técnica de engenharia na ponte sobre o rio Santa Maria, não foram identificados danos que comprometem a sua estrutura e segurança aos usuários.

A concessionária ressalta ainda que, enquanto aguarda a aprovação dos projetos pela ANTT, já investiu R$10 milhões na recuperação emergencial do pavimento e sinalização do Contorno para garantir trafegabilidade e segurança viária.

O TEMPO NOVO também procurou a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que disse que a demanda foi encaminhada para a área técnica.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

12 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

16 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

16 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

16 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

16 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

17 horas atrás