Política

Poluição + taxa de esgoto: Vereadora defende ação para investigar Cesan e Ambiental Serra

Vereadora apresentou documento pedindo a bertura de uma comissão especial para investigar Cesan e Ambietal Serra. Foto: divulgação

Os serviços prestados pela Cesan e sua subcontratada, a Ambiental Serra, estão recorrentemente no foco de críticas de parte da população, incluindo seus representantes, como deputados e vereadores. Mas muitas vezes, esses questionamentos ficam somente no papel. E é com esse argumento que a vereadora da Serra, Elcimara Loureiro (PP) está apresentando um pedido para criar uma comissão especial. A intenção é agir diretamente na qualidade e no preço dos serviços prestados pelas duas empresas.

A parlamentar esteve na redação do jornal TEMPO NOVO para explicar como vai funcionar essa comissão – caso seja aprovada na Câmara da Serra. Ela já produziu o requerimento que deverá ser protocolado hoje (08).

“O Requerimento solicita a instauração de uma comissão especifica para monitorar e fiscalizar os serviços da Cesan e Ambiental Serra que é a responsável pelo saneamento básico na cidade. A intenção é ouvir relatos, constatar in loco as condições dos serviços, produzir relatórios e encaminhar para gestão municipal. Queremos que sejam tomadas as medidas necessárias, inclusive, com possíveis encaminhamentos para o Ministério Público, queremos providências”, disse Elcimara.

De acordo com ela, os níveis de poluição presentes nos mananciais da Serra precisam ser verificados e até mesmo revisão da tarifa de esgoto poderá estar no foco das iniciativas da Comissão. “A empresa tem a missão de despoluir águas da Serra, mas já recebeu 103 multas por poluição desde 2015. Precisamos parar de conversa fiada e partir para ação”, disse.

No documento Elcimara também cita a defasagem do sistema de tratamento de esgoto, que pode estar contribuindo para que os mananciais da cidade continuem contaminados por esgoto. Ela argumenta que apesar da Cesan ser um órgão estadual, os vereadores teriam poder de fiscalização, isso porque, para todos os efeitos legais, a cidade é a detentora dos serviços de abastecimento e saneamento, mas delega a Cesan.

Por fim, a parlamentar também incluiu no hall de ações que poderão ser investigados as obras de rede de esgoto – que muitas vezes são feitas em vias recém-asfaltadas, gerando problemas e má qualidade para moradores que passam por elas.

Confira o documento na íntegra:

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Casagrande apresenta nos EUA potencial do ES para atrair investimentos

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, continua nos Estados Unidos, em uma missão que inclui a participação em fóruns empresariais,…

2 horas atrás

Ativista cultural da Serra lança livro sobre visita de Nelson Mandela ao Estado

A Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha será palco para o lançamento do livro "Mandela entre os capixabas", de…

3 horas atrás

Paciente se revolta, perde o controle e causa quebra-quebra em UPA na Serra

Uma confusão ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, localizada na Serra, durante o final de semana, quando…

3 horas atrás

Bazar da Apae terá mais de 500 peças a partir de R$ 5 na Serra

Roupas, sapatos, peças de cama, mesa e banho, bolsas e brinquedos. Estes são alguns itens que estarão disponíveis no bazar…

4 horas atrás

Parque da Cidade será palco do Serra Beer com cervejas artesanais, shows gratuitos e gastronomia

O Parque da Cidade, em Valparaíso, na Serra, será o cenário do Serra Beer Festival, que ocorrerá de 23 a…

5 horas atrás