Categories: Meio Ambiente

Poluição do Barrote deixa tratamento de esgoto na mira do Meio Ambiente

A imagem do rio com águas escuras invadindo o mar feita no final de abril, chocou internautas, deixou moradores indignados e vem gerando reação do município. Foto: Wilian Andrade

Bruno Lyra

Sai na próxima semana o resultado da análise encomendada pela prefeitura sobre as águas negras jogadas pelo rio Jacaraípe na praia do Barrote, cujas imagens tiveram grande repercussão na internet. A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura da Serra.

Mesmo sem análise divulgada, moradores, comerciantes, surfistas e ambientalistas garantem que a coloração tem a ver com a forte carga de esgoto despejada na bacia do rio, formada pelas águas das poluídas lagoas Juara e Jacuném.  Segundo eles, isso pode ser comprovado pelo forte odor que emana das águas da praia do Barrote, além da coloração típica.

O assunto vem gerando forte polêmica. Principalmente porque desde janeiro da 2015 a Serra tem Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do esgoto, onde participam a estatal Cesan e a empresa particular Serra Ambiental. O objetivo da PPP era justamente ampliar e melhorar coleta e tratamento de esgoto no município, o 1º do ES a ter esse formato de gestão, atualmente já estendido para Vila Velha.  Pelo contrato a Serra Ambiental investe nas melhorias e ampliações e é paga com a taxa de esgoto recolhida pela Cesan junto ao consumidor. 

Esta semana o vereador Aécio Leite (PT) protocolou denúncia no Ministério Público Estadual instando o órgão a questionar a taxa de esgoto que a Cesan cobra na conta de água, que equivale a 80% do consumo do líquido. Na semana anterior, sete vereadores assinaram um requerimento ao Tribunal de Contas do ES pedindo auditoria no contrato da PPP do esgoto.

“Junto a esses pedidos anexamos o vídeo mostrando a sujeira sendo levada pelo rio para o mar de Jacaraípe”, frisa Aécio. Em 2016 a Câmara da Serra já havia feito uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a situação do esgoto na cidade, onde concluiu que havia inconformidade em relação à cobrança da taxa e a qualidade do serviço prestado.

A reportagem solicitou da Cesan/Serra Ambiental em relação às críticas, mas não obteve retorno até o encerramento desta edição às 18h de ontem (17).  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás