Categories: Economia

Polo de tecnologia da Serra já tem uma empresa e pode receber mais quatro

O polo Inova Serra abrange área no entorno da Av. Paulo Pereira Gomes, em Laranjeiras II, se estendendo até o Cercado da Pedra, no Civit III. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

Instituído no final do ano passado, o polo de tecnologia do município – o Inova Serra – começa a movimentar negócios e investimentos na cidade. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo.

Por meio da assessoria de imprensa, José Eduardo disse que até na tarde da última quarta-feira (5) já havia uma startup da área de óleo e gás no polo. Ela estava em fase de avaliação na Prefeitura da Serra para ser enquadrada nos benefícios da lei, que prevê desconto (ou até isenção) no IPTU, além de redução de ISS e ITBI.

O secretário acrescenta que outras quatro empresas assinaram um protocolo de intenção para se instalar no polo. Dessas, frisa José Eduardo, três já operam em outros pontos do município e estão em fase de estudo para se realocarem na área do Inova Serra, que abrange o território físico entre Laranjeiras II – nas proximidades do antigo Parque Yahoo – e o Civit III (Polo Cercado da Pedra).

Vale destacar, também, que foi aberta concorrência pública no dia 23 de janeiro para a venda de 64 lotes no Civit III sob a responsabilidade da Superintendência de Polarização de Projetos Industriais do Espírito Santo (Suppin).

José Eduardo lembra que no Ifes e na UCL – instituições de ensino situadas na região do Inova Serra – há startups em fase de incubação. “Também há aquelas startups pós-incubadas, que são de grande potencial para o Polo, como a Zaruc, Vilux, FlexiMetal, Up-Level e InTecno”, enumera.

Por fim, o secretário pondera que, no primeiro momento, o foco principal do Inova Serra é o fomento à cultura da inovação e à produção tecnológica no município. A geração de empregos e impostos será uma consequência do trabalho das startups. “Essas empresas de base tecnológica e de informação têm grandes potenciais de disseminar a cultura e o conhecimento tecnológico. E isso traz competitividade para diversos setores da cidade e do estado, principalmente nas áreas de informação, petróleo, gás, energias renováveis, robótica, entre outras”.

A Prefeitura espera que nos próximos 10 anos o polo atraia 200 empresas.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

16 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

21 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás