Categories: Política

Políticos da Serra defendem adiamento das eleições municipais de outubro

Segundo o Calendário Eleitoral, o primeiro turno das eleições será no dia 4 de outubro. Foto: Divulgação

 

Após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defender o adiamento das eleições municipais, cujo primeiro turno está marcado para 4 de outubro, ganhou força o debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com esta finalidade, conforme publicado aqui.

A defesa do ministro tem como pano de fundo a pandemia do coronavírus, que tem motivado mudanças nos cenários social, econômico e político em todo o mundo. Parte da classe política defende que o fundo eleitoral seja utilizado para reforçar ações de combate à disseminação da doença.

A reportagem do Tempo Novo ouviu lideranças políticas e partidárias no Estado sobre o assunto, dentre eles os deputados federais Sérgio Vidigal (PDT) e Soraya Mandato (PSL), ambos médicos, e que podem deliberar pelo assunto no Congresso.

Segundo a deputada, caso a situação não seja revertida nas próximas semanas, é preciso adiar as eleições. “Sou a favor! Se a pandemia não for controlada, acho prudente o adiamento das eleições. Penso que temos que conter o avanço do coronavírus no país e acredito que esta seria uma decisão mais responsável com a população”.

Sérgio Vidigal, que também é o presidente do PDT no Estado, disse que “se o cenário de pandemia do coronavírus permanecer até próximo à data de início das eleições municipais de 2020, será necessária uma nova data para o pleito deste ano. Estamos acompanhando de perto as ações do governo federal e estamos à disposição para ajudar a conter a crise”, afirmou.

Presidente do PV na Serra, Fábio Santana defende que os prazos que antecedem a eleição devem ser adiados, a eleição ainda não. “Acredito que deva ser debatida a questão o quanto antes para nos organizarmos. Pelo que estou vendo das projeções da pandemia, os prazos têm que ser repensados”, avaliou.

Presidente do PSC, o Pastor Aílton disse que é preciso observar o tempo de filiação partidária, até 4 de abril, que, segundo ele, não deve ser mexido. “Sobre adiar as eleições, diante caso da pandemia, seria adiar em dois meses, para dezembro, concordo. Mas sou contra a unificação das eleições neste momento. Vai dar mais dois anos de mandato para quem já está no mandato, o que não é o caso.

Já o presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (Rede), disse que não deveria mudar a data das eleições. “Penso que a eleição é a cada 4 anos, e que não deveria mudar. Deveria, sim, continuar em outubro. Não concordo com o mandato tampão, a não ser que mude mesmo a legislação e que seja uma eleição completa, de presidente da República a vereador. Mas mandato tampão eu não defendo. A eleição tem que ser em outubro, nos moldes normais”.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

15 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

16 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

17 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

17 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

17 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

18 horas atrás