Categories: Mestre Álvaro

Política com ódio, poder no ralo

Yuri Scardini 

Nas últimas semanas, os capixabas viram as duas principais lideranças políticas da Serra fazerem robusto movimento político de olho em 2018. Trata-se do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). Ambos foram lançados pré-candidatos a governador pelos seus respectivos partidos. Apesar de rivais, a movimentação dos dois é similar.

A intenção de ambos não é ser candidato efetivamente. O que lançaram são balões de ensaio para se valorizar, demarcar território e parecer maior do que são. Ainda assim é uma promissora novidade para a Serra, cidade que nos últimos anos liderou o avanço econômico entre os municípios, mas que ainda não conseguiu capitanear o quadro político capixaba.

A Serra só tem a ganhar com a essa movimentação de Audifax e Vidigal, que lamentavelmente devem novamente estar em campos opostos na eleição de 2018.

Para o cidadão serrano com um mínimo de interesse político, surge a pergunta frustrante: se separados, Audifax e Vidigal têm esse tamanho todo, a ponto de serem lançados pré-candidatos a governador, imagine o que essa dupla poderia ter feito junto?

No fundo essa briga foi fruto de um pensamento raso motivado pela ganancia política, e hoje, Audifax e Vidigal pagam esse preço, tendo que romper um “teto” de crescimento quase intransponível, e pior, nos últimos anos, tiveram que ver lideranças políticas bem menos expressivas no passado, ultrapassarem a dianteira, como por exemplo, o vice-governador César Colnago (PSDB) ou mesmo o ex-governador Renato Casagrande (PSB).

De volta à realidade, o grande regente de 2018 chama-se Paulo Hartung (PMDB). Ele é o ponto zero para todos os cenários eleitorais possíveis. Se o governador seguir a tendência e optar por disputar a reeleição, não sobra muito o que fazer para os serranos, a não ser ficar onde estão. Se o governador optar por outro caminho que não seja a reeleição, Audifax e Vidigal podem ter uma bela oportunidade a frente, mas mesmo assim, sob alto risco e absolutamente dependentes do rumo que a Nacional de seus partidos tomarem.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás