Notícias

Polícia Federal cumpre mandado na Serra em operação contra fake news nas eleições

A Polícia Federal cumpriu mandado na Serra em operação contra fake news nas eleições. Crédito: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a Operação Revelado – que tem o objetivo de reprimir a disseminação de fake news nas eleições. Na Serra, foi cumprido um mandado de busca contra um suspeito envolvido na divulgação de informações falsas nas eleições de 2020. A identidade dele não foi divulgada.

De acordo com a Polícia Federal, durante a campanha eleitoral de 2020, os responsáveis pela fake news fixaram cartazes em muros e postes e fizeram publicação em rede social com conteúdo difamatório a um candidato.

A corporação afirma ainda que esse tipo de ação visa manter a normalidade do pleito, assegurando-se, com isso, que o resultado das urnas seja um retrato fiel da vontade popular.

A Polícia Federal informou ainda que a ação de hoje é mais um alerta para aqueles que pretendem fazer uso de informações falsas nas próximas eleições, sinalizando aos autores desse tipo de crime que serão identificados e punidos.

Os envolvidos responderão pelo crime de divulgação de fato inverídico e difamação eleitoral, previstos nos art. 323 e 325 do Código Eleitoral, cuja pena é de detenção de dois meses a um ano ou pagamento de 120 a 150 dias-multa, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

O nome da operação se deve ao fato de que, apesar do aparente anonimato na internet, é possível a identificação dos responsáveis que promovem a desinformação nas eleições.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

3 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

4 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

4 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás