Categories: Notícias

Polícia e comunidade se unem contra violência

O Conselho Interativo de Segurança Pública foi criado na última semana e vai ser atuar na região de Serra Sede. Foto: Divulgação Edson Reis

Ayanne Karoline

Na última semana foi criado o Conselho Interativo de Segurança Pública da região de Serra Sede. A entidade promete ser um canal da comunidade com o poder público e, na prática, poderá ser usado para benefícios em prol da segurança em 32 bairros da região, que estão sob a responsabilidade do policiamento ostensivo da 4ª Companhia (Grande Serra Sede) do 6º BPM.

A Serra foi escolhida, segundo a Polícia Militar, idealizadora da iniciativa, por ser a campeã de assassinatos dentre os 78 municípios do ES, além de figurar no ranking das 20 cidade mais violentas do Brasil. A ação faz parte da continuidade do projeto-piloto de estruturação, ativação e reativação de Conselhos Interativos na Serra.

O presidente do conselho, José Alves Rodrigues Neto, explicou que com a novidade a população poderá buscar melhorias junto às esferas municipal, estadual e federal. O conselho idealizará ações preventivas tanto em assuntos criminais, quanto patrimoniais. “Atuaremos, por exemplo, em questionamentos à respeito da sinalização do trânsito local, iluminação pública e poda de árvores”, exemplifica.

Para ouvir a comunidade, o conselho já criou um grupo no WhatsApp que reúne líderes comunitários, diretores de escolas, comerciantes, lideranças religiosas, entre outros. E planeja outros dois canais na internet. “A previsão é que, em 15 dias, já esteja no ar o site e a página no Facebook. Em 2017, a expectativa é que uma sede física já esteja funcionando”, promete José Alves.

Para o coronel Cristhian Tatagiba Franco, a formação do Conselho Interativo será uma grande vitória para não só para as comunidades da região, mas para o município como um todo.

A primeira ação do Conselho Interativa foi na coordenação da “Semana do Trânsito”, que levou às escolas da região palestras educativas de trânsito envolvendo o Detran, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos convidados.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

18 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

18 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

18 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

18 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

18 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

19 horas atrás