Categories: Meio Ambiente

Polícia Ambiental resgata papagaio e pássaros silvestres na Serra

Todos os animais serão encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para reabilitação e posterior soltura no habitat natural. Foto: Divulgação BPMA

Vinte e quatro pássaros silvestres e um papagaio foram resgatados na Serra nesta quinta-feira (10).

A ação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi em André Carloni e Taquara II e os animais eram mantidos em cativeiro de forma irregular. Os proprietários não possuíam autorização para criar as aves e responderão por crime contra a fauna.

Os policiais chegaram até as aves por meio de denúncias. Uma equipe fiscalizou quatro residências e um estabelecimento comercial, recolhendo um total de 24 pássaros da fauna silvestre, sendo dezoito “coleiros” e seis “trinca-ferros”. As aves não possuíam anilha de identificação e registro junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). Além disso, um papagaio-chauá, espécie que atualmente se encontra ameaçada de extinção, também foi resgatado em uma das casas vistoriadas.

Todos os animais serão encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para reabilitação e posterior soltura no habitat natural.

Por se tratar de crime ambiental a manutenção ilegal de pássaros silvestres em cativeiro sem a devida licença, os autores estão sujeitos à pena prevista de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por ave.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

5 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

6 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

6 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

7 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

9 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

9 horas atrás