Categories: Meio Ambiente

Poeira, barulho e olhares indiscretos em obra da MRV

Moradores do condomínio, no primeiro plano, reclamam dos problemas gerados nas obras dos prédios da construtora MRV ao fundo. Foto: Joatan Alves

A obra da construtora MRV Engenharia em Colina de Laranjeiras é motivo de críticas. É que os moradores do condomínio Recanto da Serra vizinhos à obra reclamam da poeira e do barulho. Eles relatam problemas com a limpeza das casas e problemas respiratórios, principalmente em crianças e adultos.

A reportagem esteve no local e confirmou a afirmação dos moradores de que nos imóveis em construção não há telas de proteção para conter a poeira gerada pelo uso do cimento e do corte de materiais. Além disso, o barulho constante das ferramentas perturba a paz de quem deseja descansar.

“Quem lava as roupas e estende no varal sofre ainda mais, pois acabam tendo que recolhê-las com vestígios de sujeira”, salientou Fernando Goltara.

Mas o que se percebe é não são só transtornos com impactos ambientais. A moradora Fernanda Von Schaffelu conta que a privacidade de todos fica comprometida.

Cuidado

“É preciso ter cuidado com o tipo de roupa que usamos para sair na área externa. Temos que manter janelas e cortinas sempre fechadas para não ter que conviver com os olhares dos funcionários dentro dos cômodos de nossas casas”, afirmou Fernanda.

Segundo a síndica Marcia Maria, a administração do condomínio Recanto da Serra fez contato com a MRV cobrando medidas para reduzir os problemas. “A MRV garantiu que faria o serviço de limpeza, mas isso não foi feito até agora”, disse na última quarta (10).

Ainda sobre os transtornos, Marcia disse que o barulho começa bem cedo e que na hora do almoço os trabalhadores se reúnem para almoçar e ficam brincando entre si, falando palavrões que incomodam os vizinhos.

Empresa diz que cumpre regras e prefeitura vai fiscalizar

Em nota, a MRV alega que faz uso de caminhões pipas diariamente em seus canteiros de obra, mas ressalta que essa é uma região de fortes ventos. Sobre o barulho das ferramentas informou que a empresa segue rigorosamente a Lei e não exerce atividades fora dos horários permitidos.

Com relação à reclamação do comportamento dos funcionários, a MRV ressalta que vai reforçar a orientação para que mantenham uma conduta adequada e respeitosa.

Por nota a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) disse que a obra possui licença ambiental.  Mas, diante das denúncias dos moradores, mandará uma equipe ao local para verificar a situação.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás