Categories: Mestre Álvaro

Pó preto, dinheiro e saúde

Por Bruno Lyra 

Não há no horizonte capixaba a curto prazo uma alternativa econômica para o encerramento ou pelo menos uma queda drástica da atividade siderúrgica no Complexo de Tubarão  (Vale e ArcelorMittal) e em Anchieta (Samarco, junção de Vale e BHP).

Também está difícil enxergar solução para os graves problemas ambientais e de saúde pública que essas atividades geram.  É certo que a histórica paralisação do porto de Tubarão determinada pela Justiça Federal, junto com o acidente/crime ambiental da barragem de Mariana, o poder das câmeras dos celulares e as redes sociais, farão o debate do pó preto esquentar ainda mais. Principalmente num ano eleitoral.

Por outro lado, a mineração/ siderurgia compõe um dos pilares da vida moderna de opulência material. Seu arranjo produtivo no Brasil, onde a Vale é a protagonista, tem uma força política brutal. A ponto da Vale levar, só no ES, 19 multas em 15 anos, não pagar nenhuma e ficar por isso mesmo. Ou de ninguém ter sido punido até hoje pelo desastre de Mariana.

A crise econômica do país e os baixos preços do minério e do aço no cenário internacional são complicadores para investimentos de gestão da poluição nas plantas. A complacência do poder público e a dependência financeira dos capixabas também.  Falta de dinheiro no bolso mata mais rápido do que a poluição.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

15 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

18 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

23 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás