Categories: Economia

Pneus viram mobília, decoração e geram renda em Jacaraípe

Judson largou instrumentação cirúrgica para se dedicar a arte em pneus. Foto: Fábio Barcelos

Ana Paula Bonelli

Considerados perigosos criadouros do mosquito da dengue, além de poluir o meio ambiente, os pneus velhos, têm sido transformados em obras de arte e geram renda por meio de uma iniciativa protagonizada por dois moradores de Jacaraípe.

Quem passa pela Avenida Abdo Saad, se encanta com o trabalho realizado por Judson Lima Coelho, que montou uma loja, a Arte Pneus, que comercializada produtos confeccionados com a matéria prima.

Judson reutiliza pneu que são descartados por borracharias e cata inclusive os que são jogados na rua. Em casos específicos, quando são necessárias medidas diferenciadas, ele encomenda o objeto e paga um valor simbólico: R$ 2. “Queria um trabalho que pudesse ajudar o meio ambiente e a sociedade. Dai larguei meu emprego, na área técnica de enfermagem e instrumentação cirúrgica e entrei com força e raça neste mercado. Comecei a investir em ideias para decorar os ambientes, jardim e varanda. No início foi difícil, mas hoje sustento minha família com a renda que ganho com a venda dos produtos”, conta o empreendedor.

Pelas mãos de Judson, os pneus são cortados, costurados, pintados e desenhados e tomam formato de papagaio, arara, tucano, águia, coruja, jarros e floreiras que podem ser penduradas em muros, varandas e árvores. “Também faço peças para chão com temática animal que ficam lindas no jardim e ainda móveis para o interior da casa, como mesa, poltrona, puff, poltrona baú, prateleira e cofre”, destaca.

Os carros-chefes da Arte Pneus são o cisne, o pavão, o poço, as poltronas e as mesas. “Tenho que ter sempre pronto. Porque sai bastante”.

A Arte Pneus fica na Avenida Abdo Saad, 3031, no Bairro das Laranjeiras, próximo a Brememkamp. O telefone de contato é99775-1162.

Outra moradora de Jacaraípe, do bairro São Francisco, Denise Viana, que tem atelier na Vila das Artes, ao lado Casa de Pedra também trabalha com pneus reutilizados. “Faço peças decorativas para casa. E além de pneu trabalho com outros materiais como garrafa pet, papel, papelão, isopor e algumas matérias que vem da natureza”.

Ela produz puffs, utilitários decorativos e brinquedos e os pneus são pegos em borracharias. “A ideia do meu trabalho é sempre melhorar o meio ambiente”, conta.

O telefone de contato de Denise é o 99970-5338.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

4 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

5 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

6 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

7 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

7 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

8 horas atrás